Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

25/11/2019 08:50 - INSTITUCIONAL

CGER realiza a 13ª Reunião de Análise da Estratégia da Justiça Federal da 1ª Região

Crédito: Leonardo Souza/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: CGER realiza a 13ª Reunião de Análise da Estratégia da Justiça Federal da 1ª Região

Sob a condução do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Carlos Moreira Alves, membros do Comitê de Gestão Estratégica Regional da Justiça Federal da 1ª Região (CGER-TRF1) se reuniram no dia 22 de novembro, na sede do Tribunal, em Brasília/DF, para a 13ª Reunião de Análise da Estratégia. Em pauta, a avaliação do desempenho da 1ª Região diante das iniciativas estratégicas e das metas do Poder Judiciário estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante a reunião, foram apresentados os resultados alcançados pelo TRF1 e respectivas Seções Judiciárias quanto à execução da estratégia que vai até 2020. Dos mais de 200 projetos em andamento na 1ª Região, destaca-se o processo de transformação digital que está sendo priorizado pela atual gestão do Tribunal.

Segundo os números apresentados pela diretora da Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple), Maria Carolina de Souza Ribeiro, até o momento, com base nas iniciativas, foi executado pelo TRF1 o percentual de aproximadamente 77% do estabelecido. O 1º grau de jurisdição (as 14 seccionais da 1ª Região) apresentou percentual de 76% de execução.

Cumprimento de metas acima do previsto - Quanto às metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o ano de 2019 ao Poder Judiciário, o relatório apresentado pela Diple no que diz respeito à Meta 6, que trata sobre a priorização dos julgamentos das ações coletivas, indica que a 1ª Região apresenta um ótimo desempenho, com percentual de 207% do previsto. Outra ênfase foi dada quanto ao cumprimento da Meta 3 (estimular a conciliação), em que já foram cumpridos 194,97% do estabelecido.

O relatório apontou que a utilização do e-Siest é um dos instrumentos preponderantes para o cumprimento das metas nas Seções Judiciárias do Acre, Goiás, Bahia, Maranhão, Roraima e Tocantins.

Para as seccionais do Acre, Piauí, Tocantins, Rondônia, Goiás e Pará destaca-se o cumprimento do estabelecido pelo CNJ com o Selo Estratégia em Ação. As Seções Judiciárias do Tocantins, Distrito Federal, Roraima e Pará relataram o envolvimento e o comprometimento dos colaboradores da área finalística como fatores positivos.

As Seccionais do Acre, Tocantins, Maranhão e Roraima apontaram, ainda, a realização das Reuniões de Análise da Estratégia pelos Cipes como facilitador no cumprimento das metas estabelecidas para o Poder Judiciário.

Como recomendação para a melhora no cumprimento das metas estratégicas em 2019 o Comitê sugeriu o mapeamento dos processos referentes à Meta 8, que trata de improbidade administrativa, tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho escravo.

De acordo com o presidente do TRF1, a Corte apresentou muitos avanços no cumprimento das metas e iniciativas, fato que foi creditado a todo o corpo funcional da 1ª Região. “Sintetizando em três palavras: trabalho, dedicação e compromisso de uma equipe chamada Justiça Federal da 1ª Região”, destacou o magistrado.

Também marcaram presença na reunião a gestora estratégica de Metas da 1ª Instância, juíza federal Maria Cecília de Marco Rocha; o diretor do foro da Seção Judiciária do Distrito Federal, juiz federal Itagiba Catta Preta Neto; o diretor do foro da Seção Judiciária do Piauí, juiz federal Lucas Rosendo Máximo de Araújo (por videoconferência); o diretor do foro da Seção Judiciária do Amapá, juiz federal Hilton Sávio Gonçalo Pires; o diretor-geral do TRF1, Carlos Frederico Maria Bezerra, e o secretário executivo da Coordenação dos Juizados Especiais da 1ª Região, Alex Amorim de Sousa.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações