Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

23/10/2019 08:35 - INSTITUCIONAL

Juiz federal William Douglas fala sobre felicidade em palestra no TRF1

Crédito: Ramon Pereira/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL:Juiz federal William Douglas fala sobre felicidade em palestra no TRF1

Sob o comando do maestro João Carlos Martins, num mix de sons e estilos musicais, o Hino Nacional Brasileiro, acompanhado de imagens de belezas regionais do País, abriu a palestra “Felicidade e Serviço Público”, que ocorreu nessa terça-feira, 22 de outubro. “Esta é uma das formas de fazer o tradicional de maneira diferente”, comentou o juiz federal William Douglas, titular da 4ª Vara de Niterói/RJ, dando início a sua fala para servidores do Tribunal Regional da 1ª Região (TRF1) e da Seção Judiciária do Distrito Federal no auditório da SJDF.

Humildade, contentamento e ambição: essas qualidades foram destacadas pelo magistrado e definidas como essenciais para o ser humano. “Acredito em querer tudo, temos que ser ambiciosos e, ao lado disso, temos que desenvolver nosso contentamento, que aprender a ser felizes com o que temos”, falou o juiz.

O tema central da apresentação foi a felicidade e como estender esse sentimento no ambiente que nos cerca. “Nós, servidores públicos, temos o dever de produzir felicidade naqueles que nos pagam”, afirmou o magistrado.

Ainda segundo o palestrante, citando o que ele denomina “ideia do metro quadrado”, não podemos responsabilizar as pessoas por nossas frustrações e infelicidades. Devemos fazer o que podemos com o que temos disponível no momento sem deixar que terceiros estraguem a felicidade e transformar o espaço de trabalho em um local mais feliz.

Respeito aos seus limites, buscando equilíbrio, motivação, definição do conceito pessoal de felicidade e ajuste de expectativas foram outros tópicos abordados pelo magistrado em sua apresentação que culminou com a enumeração de cinco dicas para ser feliz: Ande com pessoas felizes; seja generoso; pare de planejar e comece a agir; aprenda a lidar com o que pode e com o que não pode e trabalhe por algo que é maior do que você.

Parabenizando o corpo funcional da Justiça Federal pelo Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro, o magistrado afirmou: “muita gente fala mal dos servidores e se desfaz deles, mas eu, como juiz, sei o nível e a qualidade do servidor da Justiça Federal. Nós temos servidores altamente qualificados e dedicados. Quem os conhece, só tem que parabenizá-los e elogiá-los”. William Douglas finalizou a palestra desejando a todos que sejam felizes e que busquem melhorar sempre.

De acordo com a servidora e secretária de Gestão de Pessoas, Estela Maria Barbosa da Cruz, da Secretaria de Gestão de Pessoas (Secgp), o momento atual “é de desafio diante de todos os problemas por que passamos. Como o palestrante falou, precisamos usar nossa criatividade e fazer mais com menos. Essa iniciativa é muito importante para trazer o servidor a uma realidade em que temos que ser generosos com os colegas e com a sociedade, que muito espera da Justiça Federal”.

Na ocasião, foram sorteados livros de autoria do juiz federal, que se disponibilizou a responder a questionamentos dos participantes por meio das redes sociais. A palestra foi transmitida em tempo real para as Seções e Subseções Judiciárias da 1ª Região por meio do Teams.

Sobre o palestrante - No início do evento, ao anunciar o palestrante, a juíza federal Denise Dias Dutra Drumond citou a passagem bíblica do “Sermão do Monte” como exemplo de ensinamento de felicidade, tema central da palestra, e destacou o currículo do conferencista que ela julgou “enxutíssimo e injusto” diante de todas as realizações do magistrado.

William Douglas, além de juiz federal, é pós-graduado em Políticas Públicas e Governo; mestre em Direito; professor universitário; escritor premiado com mais de 2 milhões de livros vendidos, entre eles “Como Passar em Provas e Concursos”, em sua 29ª edição, com mais de 200 mil exemplares vendidos; ele tem, ainda, um vasto número de aprovações em concursos públicos.

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações