Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/10/2019 07:00 - INSTITUCIONAL

SJPA implanta coleta seletiva e incentiva descarte correto de materiais

Crédito: Secos/SJPAINSTITUCIONAL: SJPA implanta coleta seletiva e incentiva descarte correto de materiais

O corpo funcional da Seção Judiciária do Pará (SJPA) e pessoas que transitam pela sede da Seccional poderão descartar produtos recicláveis de forma correta, já que a unidade agora conta com ilhas de coleta seletiva nos nove andares do prédio.

Além disso, as ilhas de descarte de lixo são abertas à comunidade, caso não haja coleta seletiva no local onde as pessoas residem, e qualquer cidadão pode depositar materiais recicláveis nas lixeiras de coleta seletiva da Seccional.

O trabalho de limpeza dos edifícios é de responsabilidade da Seção de Serviços Gerais (Seseg), que estima o recolhimento mensal de cerca de 500 kg de resíduos. A partir de agora, esses materiais serão separados de forma correta e destinados a associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, conforme Termo de Compromisso assinado entre as entidades e a Justiça Federal.

Com o intuito de conscientizar o corpo funcional e informar sobre o processo de coleta, a Seseg disponibilizou um guia com o passo a passo para a correta separação dos materiais.

“A instituição da coletiva seletiva representa uma das ações mais consistentes no âmbito da sustentabilidade já adotadas na Justiça Federal no Pará, inclusive por seu enorme alcance social. Isso porque, além de representar a introdução de novos hábitos que contribuem para a preservação dos recursos naturais do meio ambiente, a reciclagem proporcionará a geração de emprego digno e renda para milhares de famílias de catadores”, afirma o presidente da Comissão Gestora do PLS da Seccional, José Luiz Rodrigues.

A coletiva seletiva está em conformidade com a Lei nº 12.305, de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e a Resolução CNJ nº 201/2015, que dispõe sobre a criação e competências das unidades ou núcleos socioambientais nos órgãos e conselhos do Poder Judiciário e implantação do respectivo Plano de Logística Sustentável (PLS-PJ).

Com informações da SJPA

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações