Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

16/10/2019 08:00 - INSTITUCIONAL

Dia do Consumo Consciente: Tribunal celebra a data com palestra sobre a importância do descarte correto de lixo

Crédito: Ascom/TRF1INSTITUCIONAL: Dia do Consumo Consciente: Tribunal celebra a data com palestra sobre a importância do descarte correto de lixo

Nessa terça-feira, dia 15 de outubro, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região promoveu a palestra “Consumo Consciente” em referência ao Dia do Consumo Consciente, celebrado na data. No evento, foram tratados assuntos como gerenciamento de resíduos sólidos, consumo sustentável e descarte correto de lixo.

O palestrante Cleusimar Andrade, diretor da Associação Recicle a Vida, iniciou sua fala com orientações sobre como se desfazer do lixo de forma consciente. Ele apresentou materiais de que são feitos os resíduos, quais desses itens podem ser reciclados, como e onde deve ser descartado todo o lixo produzido.

Cleusimar discorreu também sobre a Cooperativa que ele representa e descreveu o caminho que o material reciclável percorre após ser descartado pelo cidadão. O diretor ressaltou a importância de as pessoas separarem os materiais em casa para facilitar o trabalho seletivo nos aterros.

Paulo Celso dos Reis Gomes, professor da UnB e doutor em Desenvolvimento Sustentável, também palestrou no evento e, além de reforçar o que foi mostrado por Cleusimar, alertou que o descarte incorreto do lixo prejudica tanto o meio ambiente quanto as pessoas que nele vivem.

Na ocasião, foi exibido um documentário sobre a vida de cidadãos que trabalhavam no lixão da Cidade Estrutural, em Brasília/DF, considerado o maior da América Latina e o segundo maior do mundo. O vídeo demonstrou como essas pessoas conseguiram sobreviver com a renda que arrecadavam por meio da reciclagem.

Para Irani Pierre, servidora da Seção de Suprimento (Sesup) e membro da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) do TRF1, os pontos principais do evento foram a conscientização de que o lixo produzido na sociedade é fonte de renda para inúmeras pessoas e o descarte correto que contribui para preservação do meio ambiente.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações