Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

15/10/2019 08:00 - INSTITUCIONAL

TRF1 promove capacitação sobre finanças, orçamento e contabilidade

Crédito: Lucas S. S. Lima/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: TRF1 promove capacitação sobre finanças, orçamento e contabilidade

A Seção de Ações Educacionais Presenciais (Sedup) promoveu, nos dias 7, 9, 11 e 14 de outubro, o curso “Habilitação Econômico-Financeira”, destinado aos servidores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), principalmente àqueles que atuam em áreas de finanças, orçamento e contabilidade.

O treinamento foi ministrado por Francisco Glauber Lima Mota, diretor da Coordenação de Contabilidade (Ccont) da Câmara dos Deputados, e teve o objetivo de instruir os participantes com conhecimentos contábeis, possibilitando avaliação e elaboração de regras de habilitação econômico-financeira em procedimentos licitatórios.

Além disso, o instrutor também abordou assuntos relacionados a balanço patrimonial, fluxo de caixa operacional, ferramentas de análise da situação econômico-financeira, entre outros tópicos gerais sobre o tema.

Durante a capacitação, Francisco destacou a importância de os órgãos públicos qualificarem servidores das áreas financeiras e afins para que possam aperfeiçoar os trabalhos em processos licitatórios, entre estes os de habilitação jurídica, técnica e financeira.

“A intenção deste curso é fazer com que o servidor que trabalha com contratação aprenda a avaliar melhor as empresas para ver se elas têm a capacidade de honrar o compromisso com o objeto do contrato, tanto na entrega quanto na execução deste. Então, para isso, o servidor precisa está muito atento para evitar problemas futuros”, ressaltou o diretor da Ccont.

Participaram da capacitação servidores da Assessoria Jurídica (Asjur); da Divisão de Elaboração e Acompanhamento de Contratos (Diaco); do Núcleo de Licitações (Nulit); da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin); da Divisão de Engenharia e Manutenção (Dieng); da Secretaria de Planejamento Orçamentário e Financeiro (Secor); da Divisão de Segurança e Serviços Gerais (Diseg) e da Secretaria de Auditoria Interna (Secau), entre outras unidades do Tribunal.

Os participantes avaliaram o treinamento como muito proveitoso. “O curso é bastante relevante. Aqui aprendi os requisitos de qualificação econômica e financeira que vão me ajudar em nossos futuros editais. Além disso, aprendi também como avaliar melhor uma empresa na hora de efetuar a contratação, garantindo que ela execute o serviço dentro daquilo que foi destinado”, enfatizou o servidor da Divisão de Tecnologia (Ditec), Luiz Alberto Lima da Costa.

Com carga de 12 horas, o curso foi presencial, e a metodologia aplicada durante os quatro dias de evento está alinhada ao Projeto Político Pedagógico da Justiça Federal, aprovado pela Resolução CJF 432/2016.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações