Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

03/10/2019 08:14 - INSTITUCIONAL

Augusto Aras toma posse como procurador-geral da República

Crédito: Antonio Augusto/Secom-PGR)INSTITUCIONAL:  Augusto Aras toma posse como procurador-geral da República

Nessa quarta-feira, dia 2 de outubro, a Procuradoria-Geral da República (PRG) realizou a cerimônia de posse pública de Augusto Aras como procurador-geral. A solenidade contou com a presença de autoridades dos três poderes brasileiros, entre elas o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL); os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Rodrigo Maia (DEM) e Davi Alcolumbre (DEM), respectivamente, e o ministro da Justiça, Sérgio Moro; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro João Otávio de Noronha; e o corregedor nacional de Justiça, Humberto Martins.

Os desembargadores federais do TRF da 1ª Região, Néviton Guedes e Carlos Pires Brandão, prestigiaram o evento.

No discurso de posse, Aras assumiu o compromisso de zelar pela Constituição Federal e de continuar combatendo a criminalidade. “A PGR vai continuar, com maior ênfase, no combate a todo tipo de criminalidade, da macro ou da mínima, esteja em qualquer estrutura ou organização pública ou privada”, declarou o procurador-geral.

Ele afirmou, também, estar disposto a contribuir para que o Brasil evolua em termos de desenvolvimento social com todos os valores, direitos e garantias fundamentais e respeito ao meio ambiente e às minorias. “Idealizamos uma instituição lúcida, dinâmica, transparente e indutora de políticas públicas que conduzam este País a um futuro promissor”, ressaltou Aras.

A cobertura completa do evento e a íntegra do discurso do procurador-geral estão disponíveis no portal da PGR.

Currículo - Atuante no Ministério Público Federal (MPF) desde 1987, Augusto Aras é doutor em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professor da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e da Universidade de Brasília (UnB), onde leciona Direito Comercial e Eleitoral.

Como membro do MPF, Aras também teve atuação em processos no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e integrou o Conselho Superior do MPF, além de ter sido titular da 3ª Câmara de Coordenação e Revisão em matéria de Direito Econômico e do Consumidor do MPF.

Substituindo Raquel Dodge, procuradora-geral da República de setembro de 2017 a setembro de 2019, o novo procurador-geral foi empossado oficialmente no dia 26 de setembro pelo presidente da República.

Com informações da PGR e da Agência Brasil

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações