Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

27/09/2019 07:50 - INSTITUCIONAL

Setembro Azul: palestras no TRF1 alertam para inclusão social dos surdos e valorização da Linguagem Brasileira de Sinais

Crédito: Rafael LealINSTITUCIONAL: Setembro Azul: palestras no TRF1 alertam para inclusão social dos surdos e valorização da Linguagem Brasileira de Sinais

No dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) promoveu duas palestras temáticas como parte da campanha Setembro Azul a fim de conscientizar a sociedade sobre a inclusão das pessoas surdas e a valorização da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

Durante a abertura do evento, que contou com uma mestra de cerimônias surda, o desembargador federal Kassio Marques, presidente em exercício do TRF1, cumprimentou, usando Libras, os presentes e, em seu discurso, destacou a importância da participação do TRF1 na inclusão de pessoas com deficiência.

“Participar da campanha Setembro Azul me enche de honra e alegria por constatar que nossa Casa, o nosso Tribunal Regional Federal da 1ª Região, está atento, operativo, participativo e se incluindo como célula e semente de um projeto grandioso de humanismo, fraternidade e principalmente de respeito social por meio da efetiva e ampla inclusão de nossa população de surdos”, declarou o presidente em exercício.

A juíza federal Denise Drumond, presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão, logo em seguida, em seu discurso, lembrou a importância de se promover o acesso e a inclusão a pessoas com deficiência. A magistrada classificou o evento realizado pelo TRF1 como uma celebração da dignidade humana.

O presidente da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe) e atleta paralímpico, medalhista do Parapan de Lima 2019, Rômulo Soares, falou da inclusão social da pessoa com deficiência, ressaltando o fato de que essas pessoas não precisam de privilégios, e sim de evolução. “Se você me perguntar qual a minha medalha mais importante, eu direi que é a que vou conquistar depois”, afirmou Rômulo.

Surdo, formado em Letras/Libras e Pedagogia, pós-graduado em Educação Infantil e membro da banda Surdodum, o palestrante Maurício Henrique Farias abordou o tema “Identidade e Cultura Surdas” destacando que a sociedade como um todo faz parte da comunidade surda.

O evento contou, ainda, com a apresentação de servidores com deficiência, o professor Ulisses Araújo, fundador do Cetefe, e o gestor da Central de digitalização Judicial (Cedig), Dhiogo Pathu Ferreira Mendonça, que falaram, respectivamente, sobre questões legais que envolvem deficientes auditivos e o sucesso da oficina de libras, realizada no início da semana pelo TRF1.

Para encerrar o ciclo de palestras, foi apresentado na linguagem de sinais o poema de Mário Quintana “Deficiências”. Em seguida, a servidora Ilana Neiva, do Cedig, homenageou os presentes com a música “Imagine”, de John Lennon, também em Libras.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações