Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/09/2019 08:50 - INSTITUCIONAL

SJAM descarta 624 lâmpadas fluorescentes

Crédito: Secos/SJAMINSTITUCIONAL: SJAM descarta 624 lâmpadas fluorescentes

A Seção de Apoio à Gestão Socioambiental (Seamb) juntamente com a Seção de Material e Patrimônio (Semap) e de Serviços Gerais (Seseg) localizaram, em Manaus, um ponto regularizado para descartar lâmpadas fluorescentes como parte das medidas de sustentabilidade adotadas pela Seção Judiciária do Amazonas.

Em consonância com a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Prefeitura de Manaus incentiva o estabelecimento da cadeia de logística reversa para os produtos de iluminação de maneira a separar os componentes nocivos e promover a reciclagem de outros itens.

As lâmpadas de sódio, mercúrio ou mistas possuem componentes não reutilizáveis que necessitam ser armazenados em lugares especiais após o descarte e encaminhamento correto.

Outros materiais da lâmpada, como o vidro, que representa 95% da composição, e metais podem ser separados e enviados para reciclagem, tornando-se novos produtos.

Em Manaus, existem cinco pontos de coletas de lâmpadas disponibilizados pela empresa Norte Brasil, vinculada à Reciclus - organização sem fins lucrativos, idealizada, formada e sustentada por empresas fabricantes, importadores de lâmpadas e equipamentos de iluminação - que tem o intuito de organizar a coleta e o encaminhamento desses produtos. Ressalte-se que a Seção Judiciária não adquiriu mais lâmpadas fluorescentes, e a aquisição de novas lâmpadas LED só é possível mediante adoção da logística reversa.

“Esse tipo de lâmpada contém elementos químicos bastante prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Não é correto que sejam descartadas no lixo doméstico”, disse Manoel Bentes, supervisor da Seamb.

Com informações da SJAM

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações