Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

19/08/2019 08:00 - INSTITUCIONAL

Gestores do Tribunal participam de evento de capacitação sobre teletrabalho

Crédito: Lucas S. S. Lima/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Gestores do Tribunal participam de evento de capacitação sobre teletrabalho

No mesmo dia, 16 de agosto, o Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da Primeira Região realizou, às 14 horas, a palestra ‘Desenho e Gestão do Teletrabalho: Tendências e Desafios’ com o objetivo de capacitar gestores envolvidos com o regime de teletrabalho. O evento aconteceu no Plenarinho, Edifício Anexo I do TRF1, em Brasília, com duração de duas horas de exposição e trinta minutos para perguntas e respostas.

A palestra foi ministrada pela doutora em Psicologia Social e do Trabalho Gardenia da Silva Abbad, especializada em pesquisa na área de gestão de pessoas. O evento teve a participação de 47 gestores da Primeira Região, incluindo servidores da Justiça Federal do DF.

Segundo a preletora, o teletrabalho é uma combinação que permite realizar tarefas em diferentes locais, por exemplo, em casa (home office). Ela destaca, dentre outros benefícios, a questão socioambiental e cita a redução de tráfego que gera diminuição na emissão de gás carbônico. No teletrabalho tem se discutido sobre a qualidade de vida que inclui, também, o modo justo de distribuição de tarefas entre trabalhadores presenciais e teletrabalhadores.

Gardenia completa: “Ainda existe o preconceito em que a cultura do presenteísmo é forte e que é preciso mudar para a outra cultura do desempenho, das entregas, da produtividade, do alcance de metas. Isso significa um modelo de gestão que vai poder distribuir tarefas mais democráticas, mais justas, mas também de modo mais técnico, mais profissional”.

Andrea Cristina Souza, chefe de assessoria do gabinete do desembargador Wilson Alves de Souza, afirmou que a palestra oportunizou uma visão mais técnica e uma reflexão mais ampla do tema abordado, uma vez que a unidade da gestora já iniciou a implementação do teletrabalho. Ela acredita, ainda, na ampliação dessa forma de trabalho no Tribunal desde que as realidades do servidor e da instituição sejam alinhadas e nenhuma das partes seja prejudicada.

O teletrabalho no âmbito da Justiça Federal da 1ª Região foi regulamentado pela Resolução Presi n. 6323305 de 10/7/2018.
O Cedap está preparando um evento semelhante para os teletrabalhadores, com divulgação em breve.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações