Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

13/08/2019 07:50 - INSTITUCIONAL

STJ promove seminário sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

INSTITUCIONAL: STJ promove seminário sobre a Lei Geral de Proteção de Dados

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sediará, no dia 26 de agosto, o seminário “Comunicação e Novas Tecnologias - Proteção de Dados e Simetria Regulatória” que tratará sobre os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados na economia digital e os desafios na regulação do setor.

Além de promover discussão de como se dará o processo de fiscalização e aplicação da nova lei, o evento conta com debates sobre dois temas: “Responsabilização e simetria regulatória: desafios para o equilíbrio do mercado digital” e “Os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados: Brasil na economia digital”.

O seminário é coordenado cientificamente pelo ministro Luis Felipe Salomão, do STJ, e pelo presidente da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), Márcio Novaes. A palestra magna de abertura da conferência será proferida pelo escritor Augusto Cury e pelo advogado e professor Ronaldo Lemos.

Interessados devem se inscrever pelo site da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Regulamentação - A Lei Geral de Proteção de Dados (13.709/2018) foi aprovada em agosto de 2018 e entrará em vigor em agosto de 2020. A criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, determinação que estava inicialmente prevista na lei, foi garantida com a aprovação da Medida Provisória 869/2018, em junho de 2019.

A lei é um desdobramento da aprovação do Marco Civil da Internet, em 2014, e dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações