Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/06/2019 07:59 - INSTITUCIONAL

Fonacor reafirma papel fundamental das corregedorias para o Judiciário brasileiro

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou, na noite dessa quarta-feira, dia 26 de junho, a cerimônia de abertura do I Fórum Nacional das Corregedorias (Fonacor), evento que tem o objetivo de promover a discussão e a apresentação de soluções e projetos para o enfrentamento dos desafios dos corregedores federais, eleitorais, trabalhistas, militares e estaduais ante a realidade atual do Poder Judiciário.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins; pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli; pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha; pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro João Batista Brito Pereira; pelo vice-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), José Barroso Filho; pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge; pelo ex-presidente da República José Sarney; pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), José Múcio; pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, e pela presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Rita Cortez.

Representando o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, os desembargadores federais Kassio Nunes Marques, vice-presidente do TRF1, e Maria do Carmo Cardoso, corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, estiveram presentes na solenidade ao lado de outras autoridades do Judiciário.

Na cerimônia, o ministro Humberto Martins ressaltou a importância da atuação das corregedorias no âmbito no Poder Judiciário brasileiro: “As corregedorias precisam ter uma administração participativa e moderna, aberta ao debate de ideias que possam trazer melhorias ao sistema de controle do Judiciário. Em outras palavras, na medida em que as corregedorias identificam os problemas e propõem as soluções, estão contribuindo para a gestão do Poder Judiciário”.

Para o ministro Dias Toffoli, além da troca de experiências, o evento também permite maior visibilidade do trabalho das corregedorias, tanto na questão disciplinar quanto na administrativa. O presidente do CNJ e do STF ressaltou que os corregedores também são protagonistas na gestão administrativa do Judiciário com estabelecimento de critérios, metas de atuação na área de gestão dos magistrados e dos cartórios do País.

Fonacor - Instituído por meio do Provimento 80, de 4 de dezembro de 2018, o Fórum é destinado aos corregedores de Justiça Federal, Justiça do Trabalho, Justiça Militar, Justiça Eleitoral e Justiça estadual e aos respectivos juízes auxiliares.

Essa primeira edição, ocorrida nos dias 26 e 27 de junho, contou com mais de 300 participantes que tiveram oportunidade de assistir a cinco painéis com temas diversos, tais como as metas estratégicas do CNJ, a migração no Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o projeto Processo Judicial Eletrônico das Corregedorias (PJeCor).

Também foram realizadas oficinas de trabalho divididas por segmentos de Justiça (Estadual, Federal e Militar, Eleitoral e do Trabalho), todas sob o tema PJeCor, que permitirá maior agilidade, transparência e modernização dos órgãos correicionais.

Mais informações sobre o evento no portal do CNJ.

Com informações do CNJ

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações