Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

14/06/2019 08:50 - INSTITUCIONAL

Tribunal formata curso para juízes tutores no âmbito da 1ª Região

Crédito: Carlos Rodrigues-Ascom/TRF1INSTITUCIONAL: Tribunal formata curso para juízes tutores no âmbito da 1ª Região

A corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, aprovou, na última quarta-feira, dia 12, o projeto de criação do I Curso Regional para Juízes Tutores apresentado pelos juízes federais Bruno Apolinário (SJTO), Leonardo Tocchetto Paupério (SSJ/Luziânia-GO), Dayse Starling (SSJ/Ipatinga-MG), Vânila Cardoso Moraes (SJMG), Clara Mota (SSJ/Ilhéus-BA) e Pedro Felipe Santos (SJTO), membros da comissão instituída para a elaboração do projeto.

De acordo com o documento, a capacitação, prevista para ter 60 horas/aula, sendo 40 horas presenciais e 20 horas a distância, tem como objetivo formar juízes tutores no âmbito do TRF 1ª Região que vão atuar no acompanhamento dos juízes em vitaliciamento e dos magistrados, ainda que titulares, que necessitem de apoio para aperfeiçoar o exercício das suas funções jurisdicionais e gerenciais, contribuindo para o desenvolvimento e aprimoramento de competências essenciais ao exercício da função judicante baseadas em princípios éticos e deontológicos, devendo ser trabalhadas não apenas capacidades intelectuais, mas também atividades atreladas à aplicação dos conhecimentos teóricos em situações práticas e habilidades de relacionamento interpessoal no âmbito profissional.

O conteúdo programático do curso foi desenvolvido a partir de quatro eixos com os títulos: Metodologia, Ética e Pedagogia da Relação Tutor-Vitaliciando; Ética e Conduta do Magistrado; Resolução de Conflitos: Demandas Massivas, Estruturantes e de Alta Complexidade e Administração Judicial.

Para a desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, a capacitação, a ser promovida no âmbito da 1ª Região, tem grande relevância. “É o primeiro curso com essa formatação no Brasil. Eu já pesquisei em outros tribunais, e eles têm cursos parecidos, mas com essa conotação, com esses quatro eixos no sentido de conhecer melhor o magistrado, até de forma social, psicológica, é diferente. É um curso inovador”, disse a magistrada.

Ao todo, deverão ser oferecidas 35 vagas, sendo 2 para cada seção judiciária da 1ª Região e 7 para os membros da comissão. A previsão é que o curso seja realizado no fim do ano de 2019.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações