Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/05/2019 07:50 - INSTITUCIONAL

I Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais do Tocantins termina com balanço positivo

Crédito: Eidilane CoelhoINSTITUCIONAL: I Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais do Tocantins termina com balanço positivo

Na última terça-feira, dia 14, o I Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais do Tocantins (FORJEF/TO) convocou representantes do Poder Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil e de instituições como o INSS e a CAIXA para a uniformização e dinamização dos procedimentos nos processos que tramitam nos Juizados Especiais Federais (JEFs). O evento aconteceu na sede da Justiça Federal, em Palmas/TO.

De acordo com a vice-coordenadora dos Juizados Especiais Federais do Tribunal Regional Federal da 1a Região (TRF1), desembargadora federal Daniele Maranhão, a conferência foi muito proveitosa. "O mais importante, neste fórum, é a discussão da necessidade da conciliação, pois ela além de ser célere é eficaz e ambas as partes saem satisfeitas. Nossa meta é que na Semana Nacional da Conciliação possamos ter uma participação efetiva, também, do INSS", considerou a magistrada.

O coordenador dos Juizados Especiais Federais no Tocantins, juiz federal Diogo Souza Santa Cecília, fez um balanço do fórum. "A experiência do 1º FORJEF/TO se mostrou extremamente exitosa, tendo sido debatidos e propostos avanços e soluções em temas relevantes como conciliação no Centro Judiciário de Concilição e na Turma Recursal, atuação da advocacia pública e privada, bem como melhoria nas rotinas e gestão de processos administrativos e judiciais no âmbito dos Juizados Especiais Federais".

Ainda segundo o coordenador dos JEFs no Tocantins, o principal objetivo do FORJEF é promover a aproximação entre o Poder Judiciário e as principais instituições atuantes nos Juizados Especiais Federais (OAB, INSS, União, Autarquias Federais, Caixa, Correios), para, por meio do diálogo e da discussão de boas práticas, alcançar uniformização e otimização de procedimentos com vistas ao aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Criação - Em sessão na última quinta-feira, dia 16, o Conselho de Administração do TRF 1ª Região aprovou a instituição do Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais no âmbito da Justiça Federal da 1ª Região.

A finalidade do evento é ampliar o debate sobre o aperfeiçoamento de rotinas processuais e fomentar a cultura organizacional de planejamento estratégico nos processos judiciais que envolvam a União, suas autarquias, fundações e empresas públicas, incentivando-se a interlocução e a postura de colaboração entre as partes envolvidas para a efetiva resolução dos litígios.

Com informações da Ascom/SJTO e da Cojef.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações