Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

14/05/2019 08:50 - INSTITUCIONAL

Boas práticas na Primeira Região são apresentadas em evento do CJF

Crédito: CJFINSTITUCIONAL: Boas práticas na Primeira Região são apresentadas em evento do CJF

Construção de usina fotovoltaica, substituição de lâmpadas e redução no uso de copos descartáveis foram algumas das boas práticas da Primeira Região apresentadas no Encontro com as Bases, promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) nos dias 9 e 10 de maio.

O evento, que é parte do Flui JF, abriu espaço para as Seções Judiciárias do País mostrarem ações que contribuem para a celeridade e efetividade da Justiça Federal brasileira, além de práticas que visam promover a sustentabilidade nessas instituições.

Como exemplo de iniciativa que facilite procedimentos judiciais, o juiz federal André Prado de Vasconcelos, diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), apresentou a Central de Intimações por mensagens instantâneas (WhatsApp) que, segundo o magistrado, “reduziu o prazo de transcurso dos processos de 10 para 2 dias úteis e uma redução de R$ 700 mil para a administração em termos econômicos”.

Também foram mencionadas a ferramenta Raio-X para consulta de informações a respeito das 26 Subseções Judiciárias vinculadas à Seccional e as ações de descentralização dos serviços de telecomunicação de longa distância que possibilitou acesso à internet com mais velocidade pela metade do preço, de acordo com André Prado.

Dentro do tema sustentabilidade, representantes de três seções judiciárias falaram sobre práticas que deram certo em suas unidades. A servidora Paula Fernandes, da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), levou o exemplo da troca de lâmpadas convencionais pelas de LED e da implantação de sensores de presença nas dependências da unidade, proporcionando economia de energia elétrica.

Os servidores Ana Lídia Diniz e Robson Alberto Cruz explicaram o funcionamento da usina fotovoltaica da Seção Judiciária de Mato Grosso (SJMT) que tem mais de 2.300 m² de área e mais de mil placas solares em funcionamento, possibilitando energia limpa e sustentável e tornando-se referência para outros órgãos.

Na SJMG houve redução no uso de copos descartáveis, e a servidora Silene Soares Lemos esclareceu como foi o processo de conscientização e a criação da central de copos reutilizáveis, com recipientes doados pelo próprio corpo funcional.

Os relatórios de desempenho do Plano de Logística Sustentável (PLS) das seccionais da Primeira Região estão disponíveis no portal do TRF1, aba “Gestão Socioambiental”.

Com informações do CJF

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações