Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

08/05/2019 08:50 - INSTITUCIONAL

Inaugurada a sede definitiva da Subseção Judiciária de Poços de Caldas

Crédito: Secos/SJMGINSTITUCIONAL: Inaugurada a sede definitiva da Subseção Judiciária de Poços de Caldas

No dia 3 de maio, a Justiça Federal em Minas Gerais realizou a solenidade de inauguração da sede definitiva da Subseção Judiciária de Poços de Caldas/MG que contou com a participação, na mesa de honra, do presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves; do diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), juiz federal André Prado de Vasconcelos; do diretor em exercício da Subseccional, William Matheus Fogaça de Moraes, e do prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Antonio Carvalho de Azevedo.

Após a execução do Hino Nacional pelo trio da 18ª Região da Polícia Militar (RPM), o presidente do TRF1 abriu os trabalhos do evento convidando a diretora da Secretaria Administrativa de Minas Gerais para ler a ata da cerimônia. Em seguida, os componentes da mesa de honra descerraram a placa inaugural.

O primeiro a discursar foi o diretor da Subseção Judiciária de Poços de Caldas que enfatizou a importância da Justiça Federal e de sua expansão para o interior. “A criação da Subseção de Poços retrata o compromisso da Justiça Federal em ampliar a sua presença no interior dos estados e em prestar atividade jurisdicional com celeridade e eficiência, além de atender aos anseios da população local”, afirmou o juiz federal William Moraes.

Segundo o magistrado, “a aquisição do prédio da sede da unidade consolida, em definitivo, a presença do Poder Judiciário Federal em Poços de Caldas e representa também o exemplo concreto do empenho do Tribunal em realizar melhorias significativas em sua estrutura para prestar um serviço de excelência à população”.

Iniciando sua fala, o diretor do foro da SJMG expressou o orgulho do povo mineiro para com o município, que tem o sexto melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas Gerais. Ao narrar a história de Poços de Caldas e a instalação da Subseccional, em 2014, o juiz federal destacou o contexto de luta e de superação que envolve o local, afirmando que a instalação definitiva é o início de uma nova etapa e conclamou a todos para “a consciência de que para a Justiça Federal a eternidade em Poços de Caldas começa agora”.

Em pronunciamento, o desembargador federal Carlos Moreira Alves ressaltou os sentimentos de gratidão e de festejo pela vitória da Justiça Federal. “O sentimento é de celebração por aquilo que esta conquista significa não para nós mesmos, mas para aqueles que são destinatários dos nossos trabalhos. Qualquer que seja a profissão que abracemos, temos sempre que nos lembrar de que serviço público é servir ao público, é doar aquilo que temos de melhor para que possamos atender àqueles que precisam do nosso trabalho e que são a razão de ser do nosso trabalho”, declarou o presidente do TRF1.

O magistrado relembrou a época de construção da sede onde ele esteve e expressou a satisfação de voltar ali e ver que agora é um prédio próprio. “Aquele era o sinal de uma construção para a instalação daquilo que eu entendo como uma revolução silenciosa: a interiorização da Justiça Federal aproximando as pessoas desta instituição que é composta por prédios e obras físicas, mas é estruturada por pessoas que lhe corporificam”, enfatizou o desembargador, parabenizando magistrados e servidores pelo trabalho prestado que, segundo ele, “engrandece e dá alma a esse corpo físico”.

Também estiveram presentes no evento o juiz federal em auxílio à Presidência do TRF1 Rodrigo Navarro; o juiz de Direito Edmundo José Lavinas Jardim representando o Fórum do município; o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Roberto de Oliveira Costa; a procuradora da República Gabriela Saraiva Vicente de Azevedo Hossri; a conselheira da Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Poços de Caldas, Adriana de Carvalho Nader; o procurador seccional federal da Advocacia-Geral da União Guilherme Maduro Zaroni; o superintendente da Caixa Econômica Federal - Regional Sul de Minas, Carlos José Veiga; a representante do chefe da 9ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Daniela Souza Vieira; o vereador de Campinas Nelson Hossri Neto; o delegado adjunto da Delegacia da Receita Federal em Poços de Caldas, Marcos Barbonaglia, e o representante da Polícia Militar, tenente coronel Trajano.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações