Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/05/2019 11:47 - INSTITUCIONAL

Corregedoria do Conselho da Justiça Federal inicia inspeção ordinária no Tribunal Regional da 1ª Região

Crédito: Rafael LealINSTITUCIONAL: Corregedoria do Conselho da Justiça Federal inicia inspeção ordinária no Tribunal Regional da 1ª Região

Com foco no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional, a corregedora-geral da Justiça Federal, ministra Maria Thereza de Assis Moura, abriu os trabalhos da quinta inspeção ordinária do Conselho da Justiça Federal (CJF) no Tribunal Regional Federal da 1ª Região, na manhã desta segunda-feira, dia 6, na sede da corte, em Brasília.

A inspeção será feita a partir da coleta de informações e técnicas de acompanhamento e controle da gestão administrativa e processual das cortes federais que resultam na elaboração de um diagnóstico real que contribuirá na correção de eventuais deficiências de organização ou funcionamento das unidades inspecionadas. “O trabalho terá enfoque na divulgação e no fomento de boas práticas encontradas em toda a justiça federal, destacando a boa gestão e a produtividade”, afirmou a ministra Maria Thereza.

Segundo a corregedora, serão visitadas a Presidência, a Vice-Presidência e a Corregedoria Regional. Dos 24 gabinetes que compõem o Tribunal, 12 irão receber a equipe do CJF. Serão visitadas, ainda, a Escola de Magistratura Federal da 1ª Região, a Coordenação do Sistema de Conciliação da 1ª Região, a Secretaria Judiciária, as coordenadorias de Registros e Informações Processuais, da Corte Especial, das Seções e de Feitos da Presidência, de Execução Judicial e das oito Turmas do TRF1, além das unidades de estatística e sistemas judiciais eletrônicos.

O presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves, saudou a equipe do CJF e falou dos trabalhos que se iniciam. “O foco desse trabalho é contribuir para o aperfeiçoamento das instituições, para o aperfeiçoamento dos trabalhos a serviço dos cidadãos. É uma contribuição dada por um órgão externo de envergadura superior para os nossos trabalhos, trazendo boas práticas e auxiliando a corrigir nossas imperfeições dentro dos objetivos da correição e da inspeção”. Ele também destacou o projeto piloto do CJF em andamento no TRF1 para auxiliar na digitalização do acervo do órgão, visando a implantação da inteligência artificial em prol da produtividade no TRF1.

Também a corregedora regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, comentou sobre o trabalho de inspeção e sua importância como suporte e orientação para os órgãos. “Nossa corregedoria hoje já atua com enfoque nas boas práticas, ajudar, auxiliar e dar soluções àquilo que não se tem no momento. Então a inspeção é muito bem-vinda, pois fortalece essa atuação. Será muito bom”, afirmou Maria do Carmo.
Os trabalhos irão até dia 17 de maio.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações