Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/03/2019 07:20 - INSTITUCIONAL

Projeto Cuidando do Cuidador retoma atividades de 2019 com o tema Cuidados Paliativos

Crédito: Luma Bessa/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Projeto Cuidando do Cuidador retoma atividades de 2019 com o tema Cuidados Paliativos

Na última sexta-feira, o projeto Cuidando do Cuidador recebeu a médica geriatra Randara Rios para explicar sobre os cuidados paliativos necessários para o idoso ou para a pessoa enferma. O evento contou com 20 servidores e ocorreu no hall do Plenário do TRF1, Edifício-Sede I, em Brasília/DF.

Os cuidados paliativos são cuidados assistenciais oferecidos ao acamado que tenha uma doença sem cura visando à qualidade de vida por meio da prevenção e alívio do sofrimento imposto pela doença. Assim, é fundamental que o paciente tenha acesso a uma equipe que o avalie e que trate da dor e de outros sintomas físicos que ele venha a ter, assim como aspectos sociais, psicológicos e espirituais.

Randara Rios é formada pela Faculdade de Medicina de Cantanduva (Fameca), estado de São Paulo, e especializada em geriatria pelo Hospital das Clínicas da USP-SP. Ela explica que um dos grandes pilares dos cuidados paliativos é melhorar a forma como o paciente viverá seus últimos dias. “Os cuidados paliativos buscam dar suporte emocional para o paciente e até para os cuidadores. É muito importante que a família esteja bem preparada para essa fase tão difícil”, afirma a geriatra.

Para a servidora Magda Andrade, lotada na 23ª Vara, o projeto tem ajudado muito a ela em seu cuidado com a mãe. “Eu cuido da minha mãe, e é muito importante ter contato com esses assuntos porque muitas vezes é melhor não fazer tudo que a medicina indica e priorizar o bem-estar do familiar”, conta.

A Secretaria de Bem-Estar Social (Secbe) realizou o projeto durante o ano de 2018 promovendo rodas de conversa sobre qualidade de vida, fisioterapia, nutrição, psicologia, cuidados de enfermagem e direitos, aspectos que são imprescindíveis ao paciente e ao idoso.

Para este ano, a expectativa é que mais servidores entrem no grupo para que recebam orientação e apoio durante a fase delicada de se cuidar de um doente ou idoso, apesar de ser também um ciclo de muito aprendizado.

O próximo encontro será no dia 17 de maio com o tema “Como ser feliz cuidando?”, a ser ministrado pela psicóloga Daniella Meira.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações