Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

01/03/2019 08:00 - INSTITUCIONAL

Agentes de segurança do TRF participam de Encontro para tirar dúvidas sobre o Teste de Aptidão Física

Crédito: Ramon Pereira/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Agentes de segurança do TRF participam de Encontro para tirar dúvidas sobre o Teste de Aptidão Física

Cerca de 25 agentes de segurança do Tribunal Regional da 1ª Região participaram, nessa quinta-feira, dia 28, de encontro para tirar dúvidas sobre a realização do Teste de Aptidão de Física (TAF) previsto na Resolução nº 41 da Presidência. O TAF faz parte do programa de reciclagem anual, conforme disciplinado em regulamento para recebimento da Gratificação de Atividade de Segurança - GAS, e consiste na execução das seguintes atividades pelo participante: abdominal, flexão de braço e corrida. Neste Tribunal, a aplicação do teste será dividida em duas turmas. A primeira no dia 29 de março e a segunda no dia 30 de abril, das 8h às 12h, no Centro de Treinamento da Justiça Federal (Centrejufe). A distância a ser percorrida e o número de repetições dos exercícios serão definidas de acordo com a idade dos participantes, conforme parâmetros definidos no normativo.

O Encontro para tirar dúvidas foi uma iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas (SECGP) e foi conduzido, inicialmente, pelo instrutor e agente de segurança do Superior Tribunal Militar Luciano Lopes, profissional contratado para aplicar o teste nesta Corte. Luciano tem grande experiência e já aplicou o teste para vários órgãos do Poder Judiciário. “Eu já trabalho com a aplicação deste teste há mais de cinco anos, posso dizer e até tranquilizar os colegas que as marcas que estão sendo exigidas são bastante tranquilas, no sentido de atingi-las sem muita necessidade de um bom condicionamento físico. Eles vão fazer esse teste com a maior tranquilidade”, ressaltou.

Jean Carlo de Oliveira, diretor do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento de Servidores (Cedap), frisou que o TAF faz parte do programa anual de reciclagem dos agentes de segurança. “A ideia do encontro é trazer para os agentes de segurança informações e esclarecimentos sobre a aplicação do TAF. É a primeira vez que o teste será aplicado aqui e esse é um dos grandes motivos que fizemos este evento, para sanar as dúvidas”, destacou.

A médica da Divisão de Saúde Ocupacional, Késsia Barbosa, deu algumas dicas de como se preparar para o teste físico: “Refeição normal e leve, preferência por proteína e carboidrato, que são alimentos que dão energia. Além disso, dormir bem no dia anterior ao teste. É importante também ficar atento à parte emocional. Tranquilidade é tudo e lembrem-se de que não há competição entre vocês”, finalizou.

Silvanildo Faria, supervisor da Seção de Segurança, destacou a importância dos testes e enfatizou que sua equipe será bem sucedida na avaliação. “É muito importante a aplicação desses testes, pois o agente tem que ter um bom condicionamento físico. Inclusive, buscamos sempre fazer cursos e nos aperfeiçoar para oferecermos um melhor serviço. O evento foi muito esclarecedor, e a minha expectativa é de 100% de aprovação”.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações