Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

30/01/2019 08:50 - INSTITUCIONAL

I Fórum Interinstitucional dos JEFs discute melhorias na tramitação de processos

Crédito: SJMAINSTITUCIONAL: I Fórum Interinstitucional dos JEFs discute melhorias na tramitação de processos

Foi realizado no dia 29 de janeiro, na sede da Seção Judiciária do Maranhão (SJMA), o I Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais (Forjef) do estado. Estiveram presentes a desembargadora federal Daniele Maranhão, vice-coordenadora dos JEFs da 1ª Região; o juiz federal Maurício Rios Júnior, coordenador dos JEFs no Maranhão; juízes federais que atuam nas varas especializadas da capital e nas turmas recursais, além de representantes da OAB/MA, do INSS, da Defensoria Pública e da Caixa Econômica Federal.

O objetivo do evento de ampliar a discussão sobre boas práticas e uniformizar procedimentos nas causas que tramitam perante os juizados especiais foi plenamente alcançado, de acordo com o coordenador dos JEFs no Maranhão, Maurício Rios Júnior. “Superou até as nossas expectativas. Todos os temas propostos foram debatidos e chegou-se a deliberações que certamente vão contribuir para uma prestação jurisdicional mais célere aos jurisdicionados da Justiça Federal”, completou.

Para o juiz federal Rubem Lima de Paula Filho, relator da 1ª Relatoria da 1ª Turma Recursal, a avaliação do evento é positiva tendo em vista o diálogo franco entre todos os integrantes do sistema de justiça com o objetivo comum de aprimorar o trabalho. “Precisamos desenvolver gestão, mas não só gestão interna do Judiciário, e sim uma gestão integrada com os demais entes. Nesse sentido, acho que o evento foi bem produtivo”, concluiu. A presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB, Cacilda Martins, acredita que a partir de agora todas as pendências serão resolvidas. “A nossa expectativa é que tudo que ficou acordado aqui seja cumprido”.

“Nosso objetivo é atender bem ao jurisdicionado, por isso é importante operacionalizar o tratamento que é dado ao JEF para que a gente crie um juizado de excelência. Abrimos um espaço para que todos os envolvidos nos processos possam apresentar sugestões, reclamar de situações que não estão evoluindo, buscando a uniformização dos procedimentos”, reforçou a vice-coordenadora dos JEFs da 1ª Região, Daniele Maranhão. Ela também falou da importância da participação expressiva das instituições convidadas, o que demonstra a preocupação de todos em solucionar os problemas.]

Daniele Maranhão aproveitou a oportunidade para informar que a intenção da Coordenação dos JEFs é ampliar as discussões para todos os estados que integram a 1ª Região, realizando o evento em todas as seccionais. “Nós queremos propor o diálogo e buscar soluções para os problemas que se apresentam para entregar uma justiça célere, eficiente e de qualidade”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações