Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

10/01/2019 09:30 - INSTITUCIONAL

Instalada mais uma vara federal no interior de Minas Gerais

Nesta terça-feira, 8 de janeiro, foi inaugurada a 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Sete Lagoas/MG. O novo órgão chega para atender à expressiva demanda local e ampliar o acesso à Justiça Federal na região.

“Essa inauguração é mais um passo do processo de interiorização da Justiça Federal em Minas Gerais e representa o retorno para a população dos municípios que integram a jurisdição. A 2ª Vara propiciará, sobretudo, melhor atendimento à população mais carente”, comemora o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), juiz federal André Prado de Vasconcelos.

Além da presença desse magistrado, a mesa de honra da solenidade foi composta pela corregedora regional da 1ª Região, desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso; pelo diretor da Subseção Judiciária de Sete Lagoas, juiz federal Ronaldo Santos de Oliveira; pelas desembargadoras federais Mônica Sifuentes e Gilda Sigmaringa Seixas; pelo prefeito de Sete Lagoas, Lucas Gonçalves de Brito; pelo presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Cláudio Caramelo; pelo comandante do 4º Grupo de Artilharia Antiaérea em Sete Lagoas, coronel Fábio Ribeiro Gonçalves de Oliveira; pelo juiz federal Nelson Loureiro dos Santos; pelo representante do Ministério Público Federal (MPF), procurador da República Tarcísio Humberto Parreiras Henriques Filho e pelo presidente da OAB-Sete Lagoas, Adriano Cotta de Barros e Silva.

O diretor da Subseção de Sete Lagoas destacou que a conquista da recém-criada vara se deve ao esforço conjunto da administração do Tribunal e dos servidores e colaboradores da unidade que apresentaram alta produtividade. “No entanto, esse fator não foi suficiente para conter a demanda que se avoluma cada vez mais. Agora, a meta é buscar ser ainda mais célere”, ressaltou o juiz federal Ronaldo Santos de Oliveira.

A corregedora regional Maria do Carmo Cardoso falou sobre as dificuldades enfrentadas atualmente pela Justiça Federal da 1ª Região diante das limitações de recursos financeiros e de capital humano. “O Tribunal hoje tem na sua administração a necessidade de readequação das varas da Justiça Federal, nós não temos dinheiro para a criação de varas. Temos que, nesta crise, buscar uma saída. E foi o que nós fizemos. A corregedoria visitou todas as seções e subseções judiciárias, eu percorri todas as subseções de Minas, conversei com os juízes para saber as principais necessidades. Diante da situação emergencial, comparamos o quantitativo de processos, fizemos estudos, analisamos a situação dos servidores e, então, propusemos o remanejamento para criação desta vara”, conta a magistrada.

Histórico - A 1ª Vara da Subseção foi inaugurada em 21 de fevereiro de 2006 - na época, sob a direção do juiz federal Grigório Carlos dos Santos - já com o expressivo acervo de seis mil processos de competência delegada pela Justiça Estadual. Treze anos depois, na vigência do atual diretor, juiz federal Ronaldo Santos de Oliveira, a esperada Segunda Vara da Subseção é implantada para fazer frente ao acervo calculado em mais de 12 mil processos em tramitação.

Presença - O evento contou, ainda, com a presença do procurador-chefe da União em Belo Horizonte, Max Casado de Melo; do diretor da Subseção Judiciária de Ipatinga, juiz federal Marcos Vinicius Lipienski; dos juízes federais Grigório Carlos Santos e Alex Lamy de Gouveia; do procurador do Estado de Minas Gerais Evandro Coelho; dos membros da Procuradoria-Geral da Fazenda Antônio Scopel Ramos e Luiz Felipe Correa Moreira; do procurador federal do INSS André Luiz de Oliveira Gama, outras autoridades civis e militares, vereadores e advogados.

Com informações da Secos/SJMG

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações