Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

03/12/2018 09:00 - INSTITUCIONAL

Café com Conhecimento debate impacto da gestão do conhecimento nas organizações públicas

Crédito: Ramon Pereira/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Café com Conhecimento debate impacto da gestão do conhecimento nas organizações públicas

No dia 30 de novembro, o Comitê Multidisciplinar de Gestão do Conhecimento (Cogecon/TRF1) realizou o segundo painel de 2018 do projeto “Café com Conhecimento”. O tema foi “O Impacto da Gestão do Conhecimento nas Organizações Públicas”, debatido com participação de três convidados.

O primeiro a expor foi o mestre em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas, que trabalha na Embraer há 11 anos, José Eduardo Carara Júnior, que falou sobre a experiência transnacional e o modelo de gestão de conhecimento utilizado por ele. Em seguida, foi a vez de o mestre em Engenharia Mecânica e servidor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) Henrique Muta abordar o início do trabalho de mapeamento de conhecimentos críticos na Agência, que começou em 2011 e culminou na instituição do comitê de gestão do conhecimento, em 2015.

“Entre 2008 e 2009 nós nos despertamos para a necessidade de mapear o conhecimento crítico e iniciamos o mapeamento no processo de certificação. Ao longo desses anos nós evoluímos e, hoje, temos algumas práticas que já estão incorporadas ao nosso dia a dia, como o Seminário de Engenharia de Certificação que ocorre anualmente. Antes, nós tínhamos palestras isoladas de gestão do conhecimento, e a procura era pequena. Quando criamos esse seminário, conseguimos uma aderência grande, e essa alteração no formato do evento foi essencial para termos sucesso na implantação da gestão do conhecimento”, destacou Henrique Muta.

O último expositor, Marcelo Saito, pós-doutor em aviação civil e especialista em regulação de aviação civil há mais de dez anos pela Anac, falou sobre um projeto-piloto em gestão do conhecimento em desenvolvimento na instituição. “O projeto Gear Box nasceu do início da gestão do conhecimento na Anac, e a ideia é trazê-lo dentro da Gerência de Engenharia de Certificação de Produto Aeronáutico e trazer vários itens de aplicação da gestão do conhecimento como mentoria e implementação de seminários para fazer uma interação de todos os conhecimentos dentro da gerência. Os resultados, inicialmente, surgiam aos poucos, mas agora a gente consegue perceber que todos os especialistas que atuam dentro da gerência estão mais efetivos, participando mais ativamente nos seminários, e, além disso, é possível identificar um ganho de conhecimento na hora de compartilhar com os demais. Com isso, a gente consegue fazer a gestão de capacitação dos especialistas e fazer a unidade crescer como um todo”, explicou Saito.

A conferência foi mediada pelo supervisor da Seção de Análise e Melhoria de Processos de Trabalho (Seamp/Secge), José Roberto Pimenta Ferretti da Costa - doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, que destacou a importância do Café com Conhecimento para fomentar a cultura do compartilhamento de ideias e conhecimentos na 1ª Região. “Para nós, é muito satisfatório ver o auditório cheio com pessoas de diversas áreas do Tribunal, e essa oxigenação externa é fundamental para nós. Profissionais do porte dos especialistas da Embraer e da Anac, doutores formados em universidades especializadas como o ITA, que vêm provocar os profissionais do Tribunal a saírem de suas caixas de conhecimento, a buscarem outras formas de melhorar os processos de trabalho e criarem juntos comunidades de prática para compartilharem conhecimento e avaliarem nossos processos de trabalho. Nós temos altíssima capacidade intelectual e cognitiva. Então, temos que colocar essas pessoas para conversar. Quando viajo pelas Seccionais e ando pelo Tribunal, vejo pessoas muito motivadas a compartilharem seus conhecimentos. Aqui, no TRF1, por exemplo, nós temos 27 gabinetes que podem trocar muito mais conhecimentos, especialmente aqueles gabinetes que tratam das mesmas matérias”.

O Café com Conhecimento tem como objetivo divulgar os aspectos práticos e os resultados da implantação da gestão do conhecimento na Justiça Federal da Primeira Região.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações