Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/11/2018 08:08 - INSTITUCIONAL

Cerimônia marca a instalação definitiva da Justiça Federal de São Sebastião do Paraíso/MG

Crédito: Secos/SJMGINSTITUCIONAL: Cerimônia marca a instalação definitiva da Justiça Federal de São Sebastião do Paraíso/MG

No dia 30 de outubro, foi realizada a solenidade de instalação definitiva da sede da Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso sob a condução do presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Eduardo Moreira Alves.

O ato solene marca a conquista da sede própria da Subseção Judiciária. O imóvel ocupado pela Justiça Federal em São Sebastião do Paraíso foi destinado à unidade judiciária, em caráter definitivo, por meio do Decreto Expropriatório nº 9.448, de julho deste ano, assinado pela então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ministra Cármen Lúcia, que, na ocasião, estava no exercício da Presidência da República. O decreto destinou o imóvel ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

O presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Eduardo Moreira Alves, ressaltou o aspecto simbólico do ato solene que, segundo ele, significa a identificação definitiva da instituição com o local onde ela está instalada. “Para mim é significativo poder voltar, aproximadamente, três anos depois de quando aqui estive, como corregedor do TRF1, na época, e poder vivenciar esta conquista de uma sede própria para o funcionamento deste órgão. Que todos sejam muito felizes nesta Casa”, afirmou o desembargador.

Em seu discurso, o diretor do foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG), juiz federal André Prado de Vasconcelos, fez um apanhado da história de São Sebastião do Paraíso e um retrospecto da trajetória da Subseção Judiciária desde a sua inauguração até os dias atuais.
Sobre o fato de o Decreto Expropriatório ter sido assinado pela ministra Cármen Lúcia, o magistrado destacou: “é uma subseção criada por mineiros e que agora chega à sua casa definitiva pelas mãos de uma mineira”.

O diretor da Subseção Judiciária, juiz federal Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto, fez uma reflexão sobre a frase “A maior parte do que importa em nossa vida acontece em nossa ausência”, do escritor Salman Rushdie. “A aquisição de um imóvel para uma subseção judiciária num momento tão crítico, tão difícil economicamente do País, tão difícil do ponto de vista orçamentário, é uma decisão que passa fundamentalmente por outros centros de poder. E é bom saber que nós temos nesses outros centros de poder, no caso especificamente da Justiça Federal, na diretoria do foro da Seção Judiciária, na Presidência do Tribunal, pessoas efetivamente preocupadas em fazer com que essas variáveis que tantas vezes influenciam nossas vidas nos sejam favoráveis”, disse o juiz federal.

A mesa solene da cerimônia foi composta pelo presidente do TRF 1ª Região, Carlos Eduardo Moreira Alves; pelo diretor do foro da SJMG, juiz federal André Prado de Vasconcelos; pelo diretor da Subseção Judiciária de São Sebastião do Paraíso, juiz federal Marcelo Eduardo Rossitto Bassetto; pelo promotor de Justiça de São Sebastião do Paraíso, Emílio Carlos Walter; pela coordenadora da Defensoria Pública em São Sebastião do Paraíso, a defensora pública Jussara de Oliveira Lauria Resende Torres e pelo presidente da 41ª Subseção da OAB/MG, Antonio Carlos Pelúcio.

Também estiveram presentes à solenidade o juiz federal em auxílio à Presidência do TRF1 Rodrigo Navarro; os juízes federais da Subseção Judiciária de Passos Bruno Augusto de Oliveira (diretor da Subseção) e Rafael de Azevedo Pinto; o representante da 4ª Região Militar, chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Rogério Dias Furtado; o delegado de Polícia Civil Fernando Augusto Bettio; o representante do superintendente regional da Policia Rodoviária Federal de São Sebastião do Paraíso, chefe-substituto da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, João Eustaquio Ramos; o representante da Polícia Militar de São Sebastião do Paraíso, tenente-coronel Adriângelo Chaves de Sousa; o representante da Caixa Econômica Federal, gerente regional Rogério Vida Gomes; o representante do presidente do CREA, conselheiro Maurício Landi Pereira, entre outras autoridades.

O evento contou ainda com a presença da diretora da Secretaria Administrativa da SJMG, Eloísa Cruz Moreira de Carvalho; de outros juízes federais, servidores e colaboradores da Subseção e convidados.

Fonte: Secos/SJMG

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações