Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/08/2018 06:50 - INSTITUCIONAL

Quarto encontro do projeto “Cuidando do Cuidador” discute sobre cuidados com o idoso

Crédito: Luma Bessa/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Quarto encontro do projeto “Cuidando do Cuidador” discute sobre cuidados com o idoso

Na última sexta-feira, 24 de julho, o projeto “Cuidando do Cuidador” recebeu a enfermeira Érika Tayná de Souza Nascimento para uma palestra sobre os cuidados de enfermagem com pessoas dependentes. O evento ocorreu no Salão Nobre, às 14h, e contou com 20 colaboradores que se inscreveram para participar do grupo de apoio.

Érika é professora, enfermeira e gestora de clínicas do Hospital Brasília. Durante a palestra, ela falou a respeito dos cuidados que os idosos requerem. E para os cuidadores, Érika destacou a atenção e a paciência necessárias para lidar com a situação. Ela destaca que a dificuldade com esse familiar deve ser vista de um ponto vista “biopsicossocial”, em que a pessoa perdeu toda sua independência, seu ciclo social e parte da sua saúde. Ela também esclareceu dúvidas dos cuidadores quanto a sondas, fraldas e higienização do idoso.

Para a especialista, o programa é essencial para os servidores: “todos têm bastante preocupação em não conseguir realizar esse cuidado, sentem-se incapazes de cuidar de quem cuidou deles a vida inteira. Os participantes têm muitas dúvidas. Mas essa falta de informação está sendo sanada com esses encontros, e isso é essencial”.

O projeto “Cuidando do Cuidador”, promovido pela Secretaria de Bem-Estar Social (Secbe), vem buscando apoiar os servidores que desempenham o papel de “cuidador” de familiares idosos ou doentes. Ao realizar encontros mensais com diversos temas, a atividade cria uma rede de apoio entre os participantes do grupo e promove mais qualidade de vida aos “cuidadores”. Normalmente, o cuidador abre mão de sua vida para se dedicar à nova função e precisa de um suporte ao cuidado de si próprio para, então, poder cuidar de outros.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações