Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

15/08/2018 16:43 - INSTITUCIONAL

Ministra Rosa Weber toma posse como presidente do TSE

Crédito: Juliana Espindola/Asrep-TRF1INSTITUCIONAL: Ministra Rosa Weber toma posse como presidente do TSE

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), tomou posse, na última terça-feira, dia 14 de agosto, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A solenidade ocorreu no Plenário do TSE e contou com a presença do vice-presidente do TRF1, desembargador federal Kassio Marques, representando o presidente do TRF1, desembargador federal Moreira Alves; de ministros e ministras do STF, de Estado e de tribunais superiores; de parlamentares; de presidentes e desembargadores de outros tribunais; de conselheiros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dentre outras autoridades.

O evento teve a mesa solene composta pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia; pelo presidente em exercício da Câmara dos Deputados, Fábio Ramalho; pela procuradora-geral eleitoral, Raquel Dodge, e pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia.
Em seu discurso de posse, Rosa Weber destacou que o cerne da República, o Estado Democrático de Direito, nunca é uma obra completa. “Os desvios, as deficiências na educação e na cultura, a desigual distribuição da riqueza, a corrupção de agentes públicos e privados não podem, em absoluto, obscurecer a ideia de que o poder emana do povo e para o povo e em seu nome será exercido”, afirmou a nova presidente, que cumprirá o mandato no biênio 2018-2020, substituindo o ministro Luiz Fux.
Na ocasião, também tomaram posse os ministros Luís Roberto Barroso como vice-presidente da Corte e Jorge Mussi como corregedor-geral da Justiça Eleitoral.
Composição - Sete ministros compõem o TSE, sendo que três são oriundos do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas advindos da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da Repúbica. A Presidência e a Corregedoria-Geral do órgão ficam a cargo de um ministro do STF e de outro do STJ, respectivamente.
Com informações do TSE
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações