Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/07/2018 07:33 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal conclui cadastramento de presos no BNMP 2.0

O Cadastro Nacional de Presos disponibiliza mapeamento inédito da população carcerária brasileira a partir de informações do Poder Judiciário.

O Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0) já tem dados dos 2.628 presos sob a responsabilidade da Justiça Federal. Os tribunais regionais federais (TRFs) das cinco regiões concluíram na semana passada o processo de alimentação do banco de dados.

A ferramenta, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), faz um mapeamento da população carcerária brasileira a partir de informações do Poder Judiciário. Baseado nas ações criminais a que presos provisórios respondem e nos processos de execução penal dos presos definitivos, o BNMP fornecerá um quadro dinâmico da realidade prisional do País.

Os presos da Justiça Federal representam uma minoria da população carcerária brasileira. São 2.438 homens e 190 mulheres, presos pelos crimes julgados na Justiça Federal, enquanto os cidadãos encarcerados por delitos da alçada da Justiça Estadual somam 551 mil, de acordo com estatísticas do BNMP (atualizadas no último dia 20/7).

Os primeiros respondem pelos crimes federais, como tráfico internacional de drogas, falsificação de moeda, lavagem de dinheiro, crimes contra órgãos da administração pública federal (previdenciários), entre outros. Alguns dos maiores narcotraficantes do Brasil, por exemplo, foram condenados pela Justiça Federal.

Fonte: Agência CNJ de Notícias

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações