Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

28/06/2018 07:32 - INSTITUCIONAL

SJMG realiza capacitação sobre processamento de ações em crimes cibernéticos

Crédito: Secos/SJMGINSTITUCIONAL: SJMG realiza capacitação sobre processamento de ações em crimes cibernéticos

A Diretoria de Foro da Seção Judiciária de Minas Gerais (SJMG) realiza o “Seminário - Crimes Cibernéticos: a criminalidade na era virtual” com o objetivo de preparar os servidores para os novos desafios concernentes à especialização da 35ª Vara Federal no julgamento de Crimes Cibernéticos, implementada pela Resolução Presi 5747798, de 16 de março de 2018. O evento teve início no mês de maio e se estenderá até agosto, reunindo servidores de varas criminais, cíveis e também da administração da Seccional, sempre às segundas e às sextas-feiras, no auditório do Ed. Antônio Fernando Pinheiro. Participam como palestrantes profissionais renomados das áreas de Tecnologia de Informação, do Direito e da Psiquiatria.

O evento é uma iniciativa da juíza federal Simone dos Santos Lemos Fernandes (titular da 35ª Vara da SJMG e coordenadora criminal da Justiça Federal no Estado de Minas Gerais), realizada com apoio da Seção de Formação, Capacitação e Aperfeiçoamento de Servidores (Sefas).

Na avaliação da juíza federal Simone Fernandes, o seminário está “superando as expectativas”. Ela relata que servidores de outras varas têm se interessado pelo curso, pois o universo digital não é um assunto restrito à área criminal, interferindo em todas as áreas do conhecimento humano. Idealizado para atingir um público de 13 servidores, o evento já alcançou participação média de 30 pessoas a cada palestra.

A magistrada ressalta como uma das boas surpresas do seminário a “disponibilidade quase que imediata dos palestrantes” - que cederam seu tempo, gratuitamente, para difundir esse tema tão atual e sensível, arcando com despesas de deslocamento e hospedagem, quando necessário. A juíza federal destacou que os participantes avaliam positivamente os painéis do seminário.

Como parte da programação, no dia 28 de junho, a juíza federal Simone Fernandes, acompanhada por magistrados e servidores da Seccional mineira, fará uma visita à Penitenciária Público-Privada de Ribeirão das Neves - a primeira a ser implantada nesse formato, no Brasil. Está prevista também a realização de uma palestra na unidade prisional, a ser proferida pela advogada Nathália Fernandes, gerente de atendimento da Gestores Prisionais Associados (GPA), empresa que construiu e administra o Consórcio Penitenciário de Ribeirão das Neves, um modelo de parceria público-privada (PPP).

Durante o mês de julho, ocorrerão palestras e workshops restritos aos servidores da 35ª Vara, já que limitados à realidade do manejo e contato permanente com material de abuso sexual infanto-juvenil.

Confira a cobertura completa dos painéis já realizados e a programação das próximas atividades aqui.

Fonte: Secos/SJMG

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações