Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

20/06/2018 07:41 - INSTITUCIONAL

Ministra Laurita Vaz recebe título de cidadã honorária de Brasília

Crédito: Ramon Pereira/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Ministra Laurita Vaz recebe título de cidadã honorária de Brasília

A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, recebeu nesta segunda-feira, 18 de junho, o título de cidadã honorária de Brasília em cerimônia realizada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). A honraria foi entregue pelo presidente da casa, deputado Joe Valle (PDT), e pelo deputado Raimundo Ribeiro (PPS). O vice-presidente do TRF1, desembargador federal Kassio Marques, representou o presidente do Tribunal, desembargador federal Carlos Moreira Alves, na composição da mesa de honra do evento. O desembargador federal Marcos Augusto de Sousa e sua esposa, Nelsília Maria Ladeira Luniere de Sousa, também prestigiaram a homenagem além de diversos ministros do STJ, desembargadores, autoridades e servidores da Justiça.

A ministra agradeceu à capital federal o acolhimento aqui recebido, para onde veio com sua família em 1984, quando ingressou no Ministério Público Federal (MPF). “O título de cidadã honorária de Brasília enche meu coração de alegria e me faz rememorar muitas lembranças, porque esta terra me acolheu e me propiciou galgar boa parte dos degraus da minha trajetória profissional e pessoal”, destacou.

Laurita Vaz lembrou as várias funções que exerceu em seus mais de 30 anos em Brasília e dirigiu agradecimentos especiais à família, aos colegas ministros, aos servidores do Poder Judiciário e aos amigos que contribuíram com sua jornada profissional.

A cidadania honorária é um reconhecimento da CLDF àqueles cujo trabalho se reveste de especial relevância para a sociedade local. Segundo o deputado Joe Valle, Laurita Vaz é um exemplo de pessoa que contribuiu para o desenvolvimento da capital federal, com atuação expressiva no Judiciário e na comunidade. Valle é o autor do projeto para a concessão do título à ministra. “O trabalho e a história de vida da ministra Laurita Vaz são motivos de orgulho para nós, brasilienses, que acreditamos que a honestidade, o respeito ao ser humano, os valores do trabalho, da solidariedade e da família contribuem para o fortalecimento do caráter de seu povo”, resumiu Valle.

O vice-presidente do STJ, Humberto Martins, destacou a atuação da presidente no comando do Tribunal: “Sou testemunha do trabalho hercúleo por ela desenvolvido no STJ, com base nas premissas de observância irrestrita à lei, à honestidade, à probidade, à competência e à dedicação”.

A cobertura completa da solenidade está disponível no canal da CLDF no YouTube.

Sobre a ministra - Laurita Vaz preside o STJ no biênio 2016-2018. Natural de Anicuns/GO, ela iniciou a carreira jurídica como promotora de Justiça em Goiás. Passou a atuar profissionalmente no Distrito Federal em 1984, primeiro no MPF, onde exerceu diferentes funções, até ser nomeada para o STJ, em 2001.

No Tribunal, atuou na área do direito penal, na Terceira Seção e na Quinta Turma. Foi também ministra do Tribunal Superior Eleitoral. É professora de Direito Processual Penal e tem artigos e estudos publicados nessa área.

Fonte: STJ

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações