Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/06/2018 08:08 - INSTITUCIONAL

Tribunal envia representantes para conhecer projeto de mobilidade urbana do Ministério das Cidades

Servidores do gabinete da Presidência, da Assessoria de Comunicação e das áreas de Gestão de Pessoas e Manutenção do TRF1 participaram, na última quinta-feira, dia 14 de junho, da reunião de apresentação do Projeto Mobilidade ao Redor, do Ministério das Cidades, a convite da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob). O evento, que aconteceu no auditório do Ministério, em Brasília/DF, objetivou, ainda, dar início às tratativas para formalização de parcerias entre as instituições para o desenvolvimento do projeto.

O Projeto Mobilidade ao Redor é coordenado pela Semob/MCidades e tem como metas promover melhorias urbanísticas no entorno do Edifício-Sede do Ministério e inspirar prefeituras de todo o País à adoção de práticas sustentáveis de mobilidade urbana, com prioridade à mobilidade ativa. São duas frentes de atuação: mobilidade corporativa e intervenção urbana.

Com a mobilidade corporativa, o Projeto visa incentivar a mobilidade ativa (a pé, de bicicletas etc.) e o uso do transporte coletivo, além de o compartilhamento de viagens em veículos privados no Ministério das Cidades e em demais instituições do entorno. Com a intervenção urbana, o Projeto visa implantar soluções de valorização dos espaços públicos na escala do pedestre, além de a diminuição do espaço ocupado pelos carros parados e em circulação nas vias do entorno do edifício do MCidades, no Setor de Autarquias Sul da Capital.

Em 2017, a primeira fase do projeto foi implementada durante a Semana da Mobilidade, período em que a Semob coordenou diversas ações com o apoio de vários órgãos do governo de Brasília, entre elas uma pesquisa com servidores do MCidades; o programa Vou de Carona, para viagens corporativas compartilhadas; os painéis informativos com as linhas e horários de ônibus nos abrigos próximos; bondes de ciclistas; pintura de faixas de pedestres e criação de uma praça de lazer e alimentação com intervenções temporárias de urbanismo tático e fechamento do retorno para carros. Os resultados da primeira fase do projeto podem ser acessados aqui.

Para 2018, as ações planejadas envolvem um conjunto de intervenções na região do Setor de Autarquias Sul, algumas permanentes e outras nos moldes das realizadas no ano anterior.

Por isso, no dia 21 de junho será realizada a “(RE) Pensando Nossa Rua”, uma oficina colaborativa para a discussão do projeto de renovação da Via AS-1, localizada entre a Quadra 1 do Setor de Autarquias Sul e a Praça dos Tribunais Superiores, onde funciona o TRF1. O evento acontecerá no auditório do Ministério das Cidades, das 9h às 12h. As inscrições para a oficina podem ser realizadas pelo e-mail modalidadeaoredor@cidades.gov.br. Mais informações pelos telefones (61) 2108-1232/1939.

Detalhes do Projeto estão disponíveis no site do Ministério das Cidades.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações