Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

06/06/2018 07:40 - INSTITUCIONAL

Justiça Federal no Pará sob nova direção nos próximos dois anos

Crédito: Secos-SJPAINSTITUCIONAL: Justiça Federal no Pará sob nova direção nos próximos dois anos

Os juízes federais Carina Cátia Bastos de Senna e José Airton de Aguiar Portela assumiram, no dia 1º de junho, os cargos de diretora e vice-diretor do foro da Seção Judiciária do Pará (SJPA). O ato solene de declaração de posse foi realizado na tarde desta segunda-feira, dia 4, com a presença de magistrados que atuam em Belém e demais diretores de varas e núcleos da Justiça Federal.

Designados para os cargos mediante a Portaria nº 5961137, assinada no dia 4 de maio pelo presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves, os dois magistrados vão dirigir a Justiça Federal no estado durante o biênio 2018-2020, dando seguimento à gestão do juiz federal Sérgio Wolney de Oliveira Batista Guedes.

A juíza Carina Senna disse que recebe com satisfação seu novo encargo de dirigir a Justiça Federal no Pará, mas não desconhece que há desafios pela frente. “Todos sabem que vivemos sob severas restrições orçamentárias. E talvez os próximos dois anos sejam até mais difíceis do que o biênio 2016-2018, mas estou certa de que com a colaboração de todos, de meus colegas magistrados, dos servidores da Seccional e dos terceirizados, conseguiremos superar as dificuldades que eventualmente se apresentarem”, disse a nova diretora do foro.

A magistrada elogiou a gestão do juiz federal Sérgio Guedes, ressaltando, sobretudo, seu perfil democrático, expressado na forma como conduziu a Justiça Federal no estado no último biênio. “Acho que a Seção Judiciária do Pará, no aspecto administrativo e organizacional, já atingiu um nível dos melhores. Quanto a isso, não há preocupação. Acho, portanto, que teremos agora de começar a cuidar melhor das pessoas. Precisamos criar um ambiente harmonioso para fazer com que todos se sintam bem em seu ambiente de trabalho”, destacou Carina Senna.

Atividades - Mestranda em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa/Portugal, a nova diretora do foro é graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador (2001) e pós-graduada em Direito do Estado pela Fundação Faculdade de Direito - UFBA (2006/2007). Atualmente, exerce os cargos de juíza federal da 12ª Vara Federal e de coordenadora da Central de Mandados (Ceman), em Belém. Leciona Direito Constitucional e Prática Jurídica na Faculdade do Pará - FAP/Estácio e Direito Previdenciário e Prática Previdenciária na Pós-Graduação da FAP/Estácio.

Carina Senna já foi procuradora do estado da Bahia e lecionou Direito Constitucional no Centro Integrado e no Instituto Mantenedor de Ensino Superior, ambos também da Bahia. Ministrou as cadeiras de Direito Constitucional e Seguridade na Faculdade do Maranhão (Facam) e foi professora do curso de Especialização em Direito Processual, Pós-Graduação lato sensu, ministrando a disciplina Processo Constitucional na Faculdade Maurício de Nassau, em Recife/PE.

Na magistratura federal há 15 anos, o novo vice-diretor do foro, José Airton de Aguiar Portela, é ex-analista, ex-advogado, ex-procurador federal e ex-advogado da União. Atuou como juiz federal substituto nas Seções Judiciárias do Distrito Federal e do Pará (Belém e Santarém). Como juiz federal titular, exerceu a função nas Seções do Amazonas (Manaus) e Pará (Belém e Santarém).

José Airton Portela também foi diretor do foro interino por um ano e seis meses, no período de 2005 a 2006. Atualmente é o primeiro relator da Segunda Turma Recursal do Pará e Amapá, instância que julga recursos das decisões dos Juizados Especiais Federais. Autor do livro “Manual de Direito Constitucional - Volumes I e II”, o magistrado é especialista em Direito Ambiental e Políticas Públicas e doutorando em Ciências Jurídicas.

Fonte: Secos/SJPA

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações