Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/05/2018 08:08 - INSTITUCIONAL

Novo sistema de lavagem de carros é implantado no TRF1

Crédito: Sevei/DisegINSTITUCIONAL: Novo sistema de lavagem de carros é implantado no TRF1

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) implantou para toda a frota de veículos oficiais do órgão um novo sistema de lavagem conhecido como biolavagem, que traz uma redução de até 95% de água do total gasto numa lavagem de veículos convencional. Na biolavagem, que tem como principal função a economia de água, os carros do TRF1 são lavados a seco, com produtos fornecidos pela empresa prestadora de serviços de limpeza. Os produtos utilizados são biodegradáveis e preparados com recursos naturais extraídos diretamente da natureza. Por isso, limpam sem agredir o meio ambiente e o veículo.

A medida, adotada desde fevereiro deste ano, está alinhada ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal e objetiva amenizar a crise hídrica, uma preocupação constante na vida dos brasilienses que convivem, desde 2017, com os baixos níveis de água nos reservatórios do Distrito Federal, causados, principalmente, pela escassez de chuvas e pelo uso irracional da água por parte da população e empresas.

No Brasil, o costume de lavar carros com água vem sendo criticado e combatido por diversos ambientalistas, devido ao grande volume desperdiçado do recurso. Por isso, métodos alternativos estão sendo adotados em todo o país, a exemplo da biolavagem.

No Tribunal, a preocupação com o desperdício de água na lavagem de seus veículos levou à solução adotada, a partir de um pequeno ajuste no Contrato com a empresa Lincolns, que presta serviços ao órgão, que passou a fornecer os produtos para a lavagem ecológica, sem gerar qualquer acréscimo de valores ao documento.

Essa mudança foi durante muito tempo um objetivo da Seção de Manutenção e Conservação de Veículos (Sevei) do TRF1. Ao implantar a biolavagem, a Unidade cumpre uma exigência do Plano de Logística Sustentável do TRF1, e alinha as práticas do setor ao Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos (PGRS/TRF1).

A medida atende, ainda, à teoria dos 5 R's e está ligada à inclusão de rotinas operacionais que buscam a redução de resíduos, além da busca por soluções pontuais e inovadoras que atendam de maneira sustentável as demandas internas.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações