Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

21/05/2018 07:33 - INSTITUCIONAL

Seção Judiciária do Maranhão celebra seu Jubileu de Ouro

Crédito: SJMAINSTITUCIONAL: Seção Judiciária do Maranhão celebra seu Jubileu de Ouro

Na tarde da última sexta-feira, dia 16, a Seção Judiciária do Maranhão (SJMA) comemorou, durante solenidade realizada na sede da Seccional, em São Luis, os 50 anos de instalação da Justiça Federal no Maranhão.

A cerimônia, que foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Carlos Moreira Alves, e pelo diretor do foro da SJMA, Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo, contou com a presença do ministro Reynaldo Soares da Fonseca, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), dos desembargadores federais do TRF1, Cândido Ribeiro e Ney Bello, e dos juízes federais da Seccional maranhense.

Em ato presidido pelo ministro Henoch da Silva Reis, do extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR), a Seccional maranhense foi instalada no dia 6 de maio de 1968. Na sessão solene de inauguração estavam presentes o saudoso ministro Carlos Alberto Madeira e o então juiz federal Alberto José Tavares Vieira da Silva, e outras autoridades, como o procurador da República João Boabaide Itapary, o vice-governador do estado, Antônio Dino, e o então presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Antônio Rodrigues.

Em seu discurso, o diretor do foro do Maranhão agradeceu à SJMA que o acolheu 17 anos atrás. O magistrado Lino Sousa Segundo também manifestou gratidão aos juízes e aos servidores que ele considera como parceiros de trabalho.

Ao discursar, o presidente do TRF1, desembargador federal Carlos Moreira Alves, falou dos 50 anos de história que, como enfatizado por ele, foi marcada por uma prestação jurisdicional comprometida, célere, efetiva e pautada nos ideais de justiça.

O presidente destacou o empenho de algumas personalidades que marcaram a trajetória da Justiça Federal no estado. Ao enaltecer a Seccional, o desembargador acrescentou que a SJMA é “certamente um legado decorrente do esforço e da dedicação dos que antecederam os que hoje labutam neste fórum de Justiça, entre os quais José Viana Vaz, que exerceu a judicatura federal no Maranhão quando da criação da Justiça Federal no País, em 1890, e os juízes Carlos Alberto Madeira e Alberto José Tavares Vieira da Silva, ambos expoentes da recriação da Justiça Federal em 1965, aos quais rendo minhas mais sinceras homenagens neste dia”.

Durante o evento foram prestadas homenagens a diversas autoridades que fizeram e fazem parte da história da Justiça Federal no Maranhão. O presidente Carlos Moreira Alves recebeu das mãos do diretor do foro da Seccional a medalha Ministro Carlos Madeira. Já o desembargador federal Leomar Amorim, falecido em 2014, foi lembrado em homenagem póstuma proferida pelo ministro Reynaldo Soares da Fonseca. O magistrado falecido ingressou na Justiça Federal em 23 de 1987 na função de juiz auxiliar da 1ª Vara da SJMA.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações