Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

09/05/2018 07:29 - INSTITUCIONAL

Parceria com estudantes da UnB busca aprimorar comunicação de informações jurisprudenciais no Tribunal

Crédito: Thainá Salviato/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Parceria com estudantes da UnB busca aprimorar comunicação de informações jurisprudenciais no Tribunal

O diretor do Núcleo de Jurisprudência (Nujur/Secar), Wolner Brito Lima, e sua equipe receberam, nessa terça-feira (8), a visita da diretora da Divisão de Gestão da Informação e Biblioteca (Digib), Marília Mello, e de duas estudantes de Biblioteconomia da Universidade de Brasília (UnB) que prestam serviços na Biblioteca do Tribunal, Paula Flausino e Pollyana Marra, além de o supervisor da Seção de Análise e Melhoria de Processos de Trabalho (Seamp/Secge), José Roberto Ferretti. O objetivo da reunião foi iniciar o desenvolvimento de um projeto para identificar as necessidades de informação dos gabinetes e desenvolver ações relacionadas à melhoria dos produtos informacionais existentes ou à criação de novos, relativos à jurisprudência ou não.

“Quando nós pensamos em fazer uma nova estrutura para o Tribunal com a implantação do Procin-Jud, julgamos importante também tratar da questão da jurisprudência, que, afinal de contas, é o insumo básico para a construção das decisões e sentenças. Aqui em Brasília, nós temos como nossa grande parceira acadêmica a UnB. Dentro da Universidade existe a chamada Faculdade de Ciência da Informação (FCI), em que está alojado o curso de Biblioteconomia, e aqui na nossa Biblioteca nós temos alunas que têm essa expertise. Hoje, nós pretendemos inaugurar um novo projeto que visa traçar um perfil de usuário de gabinete, ou seja, o que o usuário de gabinete precisa em termos de informação, como é que nós vamos buscar a informação, quais são os melhores sistemas para fazer essa informação chegar com celeridade e utilidade ao gabinete. O intuito é fazer uma grande parceria, do Poder Judiciário, especialmente o TRF1, com a UnB, neste caso com a FCI, para que possamos prover aos gabinetes aquilo que de melhor eles precisam em termos de informação com foco em jurisprudência”, explicou Ferretti.

A diretora da Digib, Marília Mello, ratifica que o objetivo da iniciativa é melhorar a gestão da informação no que diz respeito principalmente à jurisprudência e explica os próximos passos para a concretização do projeto. “Como as prestadoras de serviço que já trabalham na Biblioteca também são estudantes de Biblioteconomia na UnB, elas utilizarão atividades deste projeto na disciplina “Estudo de Usuários” como trabalho final do curso. Dentre outras iniciativas, pretende o projeto avaliar a utilidade do Boletim Informativo de Jurisprudência (BIJ) e do Ementário do TRF1. Esta será a primeira reunião, e a partir daqui vamos definir qual será a metodologia de trabalho, pois ainda organizaremos o cronograma de entrevistas com os 27 gabinetes, e as alunas também discutirão com o orientador do trabalho para identificar a melhor maneira de conduzir o estudo”.

O diretor do Nujur, Wolner Lima, acredita que a pesquisa será importante para a melhoria do processo de trabalho do Núcleo. “Nós vamos fazer um trabalho científico para saber se o dispêndio com a produção destas duas publicações tem uma utilidade, de fato, para os nossos servidores, com foco em gabinetes e no público externo. Devemos iniciar as pesquisas e fazer reuniões para mostrar às pesquisadoras como é feito o trabalho do Nujur para enxergarmos o quanto as duas ferramentas, BIJ e Ementário, são úteis ou não e de que forma podemos melhorá-las ou modificá-las”.

A próxima etapa do projeto será a apresentação do método de trabalho do Nujur, do sistema de gravação de áudio/vídeo do TRF1, DRS-Kenta, e do Informativo Nugep à equipe da Biblioteca, bem como a elaboração conjunta do cronograma de visitas e entrevistas aos gabinetes.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações