Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

24/04/2018 07:14 - INSTITUCIONAL

Tribunal adota nova metodologia de gerenciamento de iniciativas estratégicas

A Divisão de Planejamento e Monitoramento da Estratégia (Diple), vinculada à Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação (Secge) do TRF1, desenvolveu uma nova forma de realizar o acompanhamento contínuo das iniciativas estratégicas em andamento. Elaborada com base no Manual de Gestão de Projetos da Justiça Federal (MGP), a rotina permite também a disponibilização das informações de monitoramento permanentemente na página da Gestão Estratégica, no portal do TRF1, conferindo mais transparência à gestão de projetos do Tribunal e permitindo aos gestores avaliarem a situação das iniciativas para a tomada de decisões necessárias para o cumprimento do Planejamento Estratégico 2015/2020 estabelecido para a Justiça Federal pela Resolução n. 313/2014-CJF.

Além de disponibilizar as informações de monitoramento das iniciativas no portal, a Diple ainda apresenta esses dados nas reuniões quadrimestrais do Comitê Institucional de Planejamento Estratégico (Cipe/TRF1) e encaminha, via e-mail, aos gestores atualizações das situações das iniciativas.

Mais informações sobre o monitoramento das Iniciativas Estratégicas do TRF1 podem ser obtidas na Diple pelos ramais 3172 e 3173 e pelo e-mail diple@trf1.jus.br.”

Gestão estratégica - Desde 2017, com a edição da Portaria Presi 259/2017, o TRF1 adota a metodologia preconizada pelo Manual de Gestão de Projetos do Conselho da Justiça Federal (CJF), implementado pela Portaria CJF 23/2016.

Segundo o Manual, o avanço dos recursos tecnológicos e a necessidade por agilidade e eficiência nos processos operacionais impuseram uma dinâmica de constante e acelerada mudança nas organizações. Nesse contexto, as instituições públicas e privadas, de todos os setores da economia, vêm utilizando, num aumento progressivo, o planejamento estratégico e as novas metodologias de gestão como meio de resposta para essas necessidades de transformação.

Considerando a amplitude da missão da Justiça Federal e o contexto de mudanças no qual está inserida, foi adotado um modelo de gestão baseado em três pilares: planejamento estratégico, processos e projetos. O planejamento estratégico deve ser visto como principal motivador das melhorias nos processos dos órgãos e na criação de iniciativas que são convertidas nos projetos. Esses três pilares são apoiados pela gestão de mudança cultural que busca favorecer o desenvolvimento, a cultura e a maturidade da organização, aumentando as chances de sucesso no alcance dos seus objetivos estratégicos.

Com esse intuito, foi desenvolvida a Metodologia de Gerenciamento de Projetos da Justiça Federal (MGP), direcionada aos gestores, gerentes de projeto, equipes de projeto, escritórios de projetos estratégicos bem como a qualquer servidor, no âmbito da Justiça Federal, que deseje conhecer ou melhorar suas competências na área de gerenciamento de projetos.

Essa metodologia foi baseada no Guia PMBOK® e nas melhores práticas adotadas pelo mercado, em especial por empresas públicas. A MGP compõe o alicerce da gestão de projetos e leva em consideração a complexidade, o alinhamento estratégico, a prioridade e as particularidades dos projetos visando à definição dos processos a serem executados e documentos a serem elaborados.

Sendo assim, o Manual de Gestão de Projetos da Justiça Federal (MGP) se constitui documento-guia capaz de orientar todos aqueles que venham a lidar com projetos, seja na condição de gestores, gerentes ou colaboradores do TRF1.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações