Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

22/03/2018 07:41 - INSTITUCIONAL

22 de março: Dia Mundial da Água TRF1 faz reaproveitamento de água no Setor de Fisioterapia

Segundo o mais recente Relatório das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos, 3,6 bilhões de pessoas em todo o mundo, o que corresponde a aproximadamente metade da população mundial, vivem em áreas com potencial escassez de água em ao menos um mês por ano. Esse número pode aumentar para mais de 5 bilhões em 2050.

Durante o mesmo período, a demanda mundial por água, estimada atualmente em torno de 4,6 mil km3 por ano, pode alcançar 5,5 mil km3 ou 6 mil km3 por ano. Com o volume de 4,6 mil km3 por ano, o atual uso mundial de água doce já está perto do limite máximo de sustentabilidade, e esse equilíbrio frágil, na verdade, esconde grandes disparidades locais e regionais.

Enquanto as Nações Unidas lançam a Década Internacional de Ação “Água para o Desenvolvimento Sustentável”, o TRF1 reafirma seu compromisso com o futuro na intensificação de ações do Plano de Logística Sustentável (PLS).

No Tribunal são utilizados aproximadamente 53 mil de metros cúbicos de água por ano, e a Meta 6 do PLS é reduzir o consumo de água/esgoto até 2020.

Os servidores já estão envolvidos na Meta 6. Caroline Ferreira é a fisioterapeuta responsável pelo Setor de Fisioterapia (Setfis), vinculado à Divisão de Assistência à Saúde - Diasa/Secbe, e explica que o reaproveitamento da água utilizada em um equipamento de fisioterapia conhecido como “turbilhão”, com capacidade de armazenamento de 150 litros, começou a ser realizado em 2015. A água dispensada é coletada em um reservatório e depois é reaproveitada na limpeza. Com uma coleta semanal, em 2017 o setor conseguiu reaproveitar 6.150 litros de água.

Na data em que se comemora o Dia Mundial da Água - 22 de março -, Carolina destaca essa boa prática ambiental que ela define como um trabalho “formiguinha”. “Se cada um tiver consciência e fizer sua parte, seja trazendo uma caneca de casa para evitar o uso do copo descartável, desligando uma torneira que desperdiça água ou reduzindo a impressão de papel, cada ação isolada estará ligada ao todo, e, no fim, estaremos contribuindo para a saúde do Planeta Terra, que é a nossa casa”, conclui a fisioterapeuta.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações