Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

15/03/2018 07:47 - INSTITUCIONAL

SJMA substitui lâmpadas fluorescentes

Como parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) da Seção Judiciária do Maranhão - que orienta o uso sustentável de materiais e mais eficiência nos gastos - desde o final de 2017 as lâmpadas fluorescentes da Seccional estão sendo substituídas por lâmpadas de LED, que são mais econômicas, pois chegam a proporcionar uma redução de até 30% no consumo de energia, duram bem mais e apresentam capacidade luminosa três vezes maior que as fluorescentes. As novas lâmpadas também são ecológicas, já que não têm substâncias tóxicas em sua composição e apresentam baixa radiação térmica.

Até agora, já foram substituídas as lâmpadas dos anexos I e II, e a previsão é que até abril deste ano todas as lâmpadas dos imóveis de São Luís sejam trocadas. Nas subseções, as trocas serão efetuadas posteriormente. Ao todo, cerca de 3.500 lâmpadas serão substituídas.

De acordo com o servidor Rogério César Viana, da Seção de Serviços Gerais (Seseg), a substituição das lâmpadas é exemplo da boa utilização do recurso público, pois, apesar de o investimento inicial ser alto, o retorno esperado se dará em curto prazo (cerca de dez meses). “Além disso, a redução do impacto ambiental também justifica a troca. As lâmpadas de LED eliminam os graves riscos ambientais da produção e do descarte das lâmpadas fluorescentes decorrentes, principalmente, do mercúrio contido no processo de fabricação”.

A economia com a substituição já pode ser percebida. No Anexo II, o consumo médio nos dois primeiros meses de 2017 foi de 17.065 kWh, enquanto no mesmo período de 2018 o consumo baixou para 16.585 kWh. A expectativa é que a redução seja ainda maior ao longo do tempo.

As lâmpadas fluorescentes removidas são armazenadas para posterior descarte a ser feito por empresa especializada, especialmente contratada para o desmonte e desfazimento do produto.

Fonte: Secos/MG

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações