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08/03/2018 08:11 - INSTITUCIONAL

Transição para LibreOffice continua na JF1

Devido aos altos custos requeridos pela necessidade de atualização e complementação em toda a JF1 de licenças do pacote Microsoft Office, composto por programas como Word, Excel, Outlook, Access etc., o Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por meio do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação da Justiça Federal da Primeira Região (CGTI-JF1), optou pela utilização do software livre LibreOffice, alternativa utilizada por diversos órgãos da administração pública há muitos anos.

A Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) propôs ao CGTI-JF1, em novembro de 2017, a atualização da solução Microsoft Office para uma versão mais atual e hospedada em nuvem, com consequente complementação do licenciamento necessário a toda a JF1.

À época, a adoção da solução Microsoft Office 365 em nuvem foi a indicada como sendo a mais adequada às necessidades da JF1. A ela, foram adicionadas as propostas referentes às necessidades de licenciamento de outros produtos Microsoft utilizados na 1ª Região:

• Licenças perpétuas para instalação local (como é atualmente): pagamento único à vista de R$ 50.069.214,85, aproximadamente a cada cinco anos, quando se prevê atualização da solução para a versão mais recente disponibilizada pelo fabricante;

• Uso na nuvem sem permissão de instalação local (apenas no navegador web): pagamento anual continuado indefinidamente de R$ 6.944.852,60;

• Uso na nuvem com permissão de instalação local (como é atualmente e no navegador web): pagamento anual continuado indefinidamente de R$ 10.354.772,60.

No entanto, diante das limitações orçamentárias enfrentadas, essas opções se mostraram inviáveis, o que levou o CGTI-JF1 a deliberar pela substituição da solução Microsoft Office por uma solução em software livre em toda a JF1.

A Secin realizou os estudos necessários e apontou a solução denominada LibreOffice como a mais adequada no momento para utilização na JF1. Assim, os microcomputadores e notebooks adquiridos no fim de 2017 já estão sendo entregues e instalados sem o pacote Microsoft Office, pois não há licenças disponíveis, mas com o LibreOffice instalado. Quanto aos demais equipamentos, os usuários receberão comunicado prévio quanto à desinstalação do pacote Microsoft Office.

O LibreOffice está sendo instalado paulatinamente em todos os computadores e, por se tratar de um software muito similar ao utilizado anteriormente, não se vislumbrou necessidade de realização de capacitação avançada dos usuários. O Tribunal disponibilizou material didático referente à utilização das funcionalidades básicas dos novos programas de interesse da Justiça Federal na página de ensino a distância da UniCorp no portal do TRF1, além de inúmeros materiais disponíveis livremente na internet.

Algumas orientações iniciais devem ser observadas pelos usuários do LibreOffice:

• Documentos confeccionados no Word, Excel e Power Point serão abertos automaticamente pelos correspondentes Writer, Calc e Impress da solução LibreOffice, sem a necessidade de qualquer ação adicional por parte dos usuários, assim que a instalação do LibreOffice for concluída em todos os equipamentos;

• Os e-mails deverão ser acessados por intermédio da interface web Outlook Web App utilizando-se qualquer navegador (email.trf1.jus.br ou link e-Mail no portal internet ou intranet);

• Unidades que fazem uso do Excel ou do Access e que demonstrarem que os correspondentes Calc e Base da solução LibreOffice são tecnicamente incompatíveis com os seus documentos e bases de dados antigos deverão submeter, por meio de processo administrativo eletrônico, requerimento à Diretoria-Geral demonstrando a incompatibilidade técnica, a ser confirmada pela Secin.

Muito importante
: antes da desinstalação do Microsoft Word, todos os sistemas utilizados no primeiro e segundo graus que se integram com esse software, discriminados na planilha 5372981 do PAe 0024200-69.2017.4.01.8000, estão sendo ajustados para se integrarem com o LibreOffice Writer. Nas unidades que utilizam os sistemas G-Doc e Envio Eletrônico, de uso restrito à área judicial do segundo grau, e o sistema JEF Virtual, de uso restrito dos JEFs nas capitais das seccionais, os microcomputadores permanecerão com o software Microsoft Word instalado por mais tempo até que os referidos sistemas sejam completamente substituídos pelo sistema TRF1-Doc e PJe, respectivamente. Para tanto, as unidades que utilizam o G-Doc, Envio Eletrônico e JEF Virtual devem informar à Divisão de Apoio aos Usuários (Diatu), até o dia 16/03, os nomes dos microcomputadores nos quais são utilizados esses sistemas, bem como as unidades onde estão instalados os equipamentos, por meio do PAe 0003852-93.2018.4.01.8000 (seccionais) e do PAe 0003854-63.2018.4.01.8000 (Tribunal).

Mais informações sobre a substituição dos programas podem ser encontradas no PAe 0024200-69.2017.4.01.8000, inclusive na Circular Presi 5378394 constante desse processo

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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