Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

07/03/2018 07:50 - INSTITUCIONAL

Servidores participam de treinamento para operar nova ferramenta de busca de jurisprudência

Crédito: Lucas S. S. LimaINSTITUCIONAL: Servidores participam de treinamento para operar nova ferramenta de busca de jurisprudência

O TRF1, por meio do Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap), realizou, nesta terça-feira, 6 de março, um treinamento por videoconferência para auxiliar os servidores na utilização da nova ferramenta de pesquisa de jurisprudência (BRS-Search).

O evento contou com a participação de analistas e técnicos judiciários do Tribunal e das Seções Judiciárias que, durante a atividade, puderam esclarecer as principais dúvidas sobre a operação da ferramenta. Os usuários que detectaram falhas na utilização do sistema tiveram a oportunidade de relatar os problemas e de sugerir providências.

A chefe da Assessoria de Análise e Apoio à Regularidade Processual (Aspro), Ana Clara de Barros Balsalobre, fez uma avaliação positiva do treinamento. Segundo ela, como a migração da base de dados sobre jurisprudência para a estrutura computacional do Conselho da Justiça Federal gerou dúvidas, é importante ouvir as pessoas para esclarecê-las e buscar melhorias para o sistema. “Conseguimos reunir um grande número de pessoas de vários gabinetes, e isso foi muito bom para atingirmos esse objetivo”.

Melhoria - As mudanças realizadas se deram no acesso à pesquisa e na ferramenta de busca, com a migração das bases de jurisprudência para o Conselho da Justiça Federal (CJF), por meio de Acordo de Cooperação Técnica para utilização da infraestrutura computacional do Conselho, que utiliza um programa de pesquisa textual denominado “BRS Search”, o mesmo programa utilizado pelos tribunais superiores. A participação do CJF consiste na adaptação da pesquisa de jurisprudência unificada e na criação de uma interface exclusiva para a pesquisa do TRF1, com todas as bases de pesquisa (acórdãos, decisões, súmulas, arguições).

A iniciativa teve como objetivo principal aprimorar o serviço de busca de jurisprudência para os usuários internos e externos. A Administração do TRF1 acredita que outros benefícios também serão agregados, tais como mais economia de recursos com a dispensa de compra de um programa de pesquisa, disponibilização de ferramentas de pesquisa mais confiáveis, além de a desoneração da Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) da manutenção de um programa de pesquisa de uso exclusivo do Tribunal.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações