Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

26/02/2018 07:49 - INSTITUCIONAL

TRF 1ª Região presta homenagem ao Exército Brasileiro

Crédito: Ramon PereiraINSTITUCIONAL:TRF 1ª Região presta homenagem ao Exército Brasileiro

O presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal Hilton Queiroz, recebeu na última sexta-feira, dia 23, a visita do comandante militar da Amazônia, general de Exército Geraldo Antônio Miotto. O encontro, que aconteceu na sede do Tribunal, em Brasília/DF, teve como objetivo prestar homenagem ao Exército Brasileiro (EB) em reconhecimento ao apoio que a instituição vem prestando à Justiça Federal na Amazônia.

Na chegada, o general, acompanhado do coronel Trovizo e do tenente Kerkhoven, foi recepcionado pelo presidente do TRF1 e pelo diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra. Em seguida, a comitiva militar pôde conhecer a Sala de Sessões Plenárias e um pouco da história do Tribunal no Memorial Mauro Leite Soares.

Já no gabinete da Presidência, com a presença do vice-presidente do TRF1, desembargador federal I’talo Mendes, do corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal João Batista Moreira, e do presidente eleito para o biênio 2018-2020, Carlos Moreira Alves, o general Miotto recebeu das mãos do presidente Hilton Queiroz a homenagem prevista na Portaria Presi 361 composta por uma placa, uma estatueta e uma coletânea ilustrativa, em formado de álbum, de todas as sedes da 1ª Região.


Dentre as diversas ações que motivaram a concessão da honraria está a doação, pelo Exército, de uma área em Tefé/AM para a construção da sede própria da Justiça Federal amazonense no município.

Lisonjeado com o reconhecimento do trabalho, o general Miotto, que comanda cerca de 20 mil militares na região amazônica, destacou a relevância da parceria entre as duas instituições. “A Justiça Federal e o Exército Brasileiro protegendo o povo da Amazônia, os índios, os caboclos, os ribeirinhos, as pessoas que mais necessitam. As pessoas querem justiça, e nós estamos protegendo a fauna, a flora e o povo da Amazônia, coibindo o ilícito, o desmatamento ilegal que destrói a nossa floresta, o garimpo ilegal que contamina nossos rios e também coibindo o tráfico de drogas que assola o nosso País”, disse o comandante.

O presidente Hilton Queiroz também ressaltou a importância do estreitamento de laços entre as instituições para a garantia da soberania nacional. “Ambas as instituições estão comprometidas em servir ao Brasil como um todo, o Brasil que nós queremos, o Brasil para os brasileiros. Nós da Justiça, como um dos poderes do Estado, temos que nos envolver em preservar nossa soberania, garantir o apoio ao povo brasileiro e esperar que nosso País consiga um futuro melhor”, afirmou o magistrado.

O desembargador federal Carlos Moreira Alves, que assumirá a Presidência do Tribunal em abril, destacou que conheceu a região amazônica mais de perto na época em que foi corregedor, no período de abril de 2014 a abril 2016, e parabenizou o Exército “que, diante do gigantismo e das dificuldades que apresentam aquela região do Brasil, realiza um brilhante trabalho em prol do País”. Para o vice-presidente, desembargador federal I’talo Mendes, conhecedor do empenho da instituição militar em prol da preservação ambiental enfatizou também o importante trabalho do Exército na vigilância das fronteiras brasileiras. Já o corregedor da Justiça Federal da 1ª Região, desembargador federal João Batista Moreira, falou da sua admiração pelo Exército e o apoio que teve do órgão no início de sua carreira.

A unidade militar - Sediado em Manaus/AM, o Comando Militar da Amazônia, unidade chefiada pelo general Miotto desde março de 2016, tem como visão institucional seu reconhecimento, até 2022, no âmbito do Exército Brasileiro e da Sociedade Amazônica, pela excelência operacional, gerencial, ambiental e integradora voltada para a defesa e o desenvolvimento sustentável da região, com o emprego de produtos de defesa tecnologicamente avançados e de profissionais altamente capacitados e motivados.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações