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29/01/2018 07:00 - INSTITUCIONAL

Sistemas do TRF1 já estão preparados para a nova rotina de cadastramento de processos de acordo com a tabela de assuntos do Procin-Jud

Na tarde da última sexta-feira, dia 26 de janeiro, representantes da equipe responsável pelo desenvolvimento e implementação do programa estratégico Processamento Inteligente (Procin-Jud) promoveram um encontro com servidores de gabinetes do Tribunal. O objetivo do encontro foi apresentar a versão atualizada de rotinas relativas à tabela de assuntos e à nova estrutura das unidades que atuarão para a viabilização do Procin-Jud, além de apresentar a recém-criada versão do e-Siest e funcionalidade como ferramenta de acompanhamento de relatórios gerenciais e metas estratégicas.

“O objetivo deste encontro foi falar da otimização da tabela de assuntos e partilhar com todos a nova forma de registrar e extrair informações gerenciais para permitir a triagem de processos e o julgamento em lote, em busca de mais celeridade na prestação jurisdicional”, explicou Sandra Maria Alves Borges Costa, assessora adjunta da Diretoria da Secretaria de Gestão Estratégia e Inovação (Secge) e integrante da equipe do Procin-Jud.

Durante a reunião, os participantes foram informados de todos os procedimentos necessários no sistema Juris para otimização dos serviços de cadastro inicial dos processos no que diz respeito ao detalhamento das matérias e à inclusão de matérias de recurso já foram concluídos. “O objetivo é atingir uma qualificação detalhada dos processos para tornar a triagem e o julgamento mais eficientes e otimizar o trabalho nos gabinetes”, destacou Sérgio Lisias de Matos Alvarenga, diretor do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep).

Para facilitar o entendimento dos participantes, a diretora da Coordenadoria de Registros e Informações Processuais (Corip), Nelsília Maria Ladeira Luniere de Sousa, demonstrou, na prática, como cadastrar os novos processos de acordo com a nova tabela de assuntos. Entre os servidores presentes na reunião, foram indicados voluntários que participarão de treinamentos na Corip para aprenderem essa nova rotina e atuarem como multiplicadores desse conhecimento em suas unidades e gabinetes.

A atividade também buscou explicar a todos a nova estrutura organizacional criada para viabilizar o funcionamento do Procin-Jud. Agora, o Tribunal conta com a Secretaria de Análise de Regularidade Processual e Jurisprudência (Secar), que utilizará os cadastros corretos dos processos para identificar formas de melhorar constantemente a tabela de assuntos.

Outro ponto destacado foi a nova versão do e-Siest (2.0), disponibilizada recentemente pelo TRF1. O sistema visa à consolidação e à centralização de dados dos diversos sistemas informatizados da 1ª Região em um repositório único, permitindo, assim, a análise e o cruzamento de dados das mais variadas fontes; dentre elas, os seis sistemas processuais atualmente em ambiente de produção (Júris, e-Jur, JEF-Virtual, Processual, PJe e PJD-EF). “A nova versão conta com uma interface mais amigável e pode ser acessada não só de computadores como também de todos os tipos de dispositivos móveis, além de permitir a produção e a gestão dos relatórios gerenciais já a partir da nova rotina de cadastro de processos”, destacou o diretor da Divisão de Estatística (Diest), Gustavo Stênio Silva Sousa.

Procin-Jud - A tabela de assuntos é um dos oito projetos estratégicos que integram o Procin-Jud. A Secretaria do Tribunal, em parceria com os servidores dos gabinetes, já realizou o trabalho de associação da tabela de assuntos utilizada no TRF1 às tabelas de triagem dos gabinetes de cada uma das quatro Seções, e o resultado desse trabalho foi analisado e validado pelos gabinetes. A Corip já cadastra novos processos de acordo com essa tabela atualizada desde 2017, e agora o objetivo é que esse trabalho também seja realizado nos gabinetes por meio das atualizações realizadas nos sistemas Juris e e-Siest e que se avaliem os reflexos dessa nova rotina. “Os servidores vão, agora, aprender o funcionamento da nova rotina, utilizá-la em seus gabinetes e passar o feedback para a Diest para que o sistema seja sempre aprimorado de forma a atender às necessidades do trabalho da melhor maneira”, afirmou Sandra Maria Alves Borges Costa.

Participantes - A reunião contou com a presença de 51 servidores dos 24 gabinetes e demais setores do Tribunal, como: Secge, Secar, Nugep, Secretaria Judiciária (Secju), Núcleo Regional de Apoio ao Processo Judicial Eletrônico (Nupje), Secretaria de Tecnologia da Informação (Secin) e Coordenadoria de Jurisprudência e Documentação (Cojud).

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


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