A partir de junho de 2003, teve início na Primeira Região o projeto Juizados Virtuais. A virtualização elimina a movimentação física dos processos no âmbito dos JEFs, simplifica e acelera os atos, procedimentos e rotinas processuais, reduzindo o serviço burocrático e, consequentemente, aumentando a celeridade no trâmite processual. Permite, ainda, formalizar citações e intimações por intermédio do sistema e-Cint desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação em parceria com a Coordenação dos Juizados Federais/1ª Região.
Conta, ainda, com as facilidades do Sistema de Transmissão Eletrônica de Atos Processuais da Justiça Federal da Primeira Região – e-Proc, que é um sistema de peticionamento eletrônico cujo objetivo é permitir aos advogados e demais usuários o encaminhamento de petições à Justiça Federal da Primeira Região pela internet.
O Juizado Virtual é mais um projeto do Tribunal Regional Federal da Primeira Região na busca de criar condições para que seus Juizados Especiais continuem a prestar justiça célere e de qualidade na solução de conflitos sob sua jurisdição, qual, não obstante o pequeno valor econômico, possui grande importância social.