De: Paulo de Tarso de Almada Santos
Enviado: sexta-feira, 22 de maio de 2015 10:55
Pergunta: Prezados, Gostaria de informações sobre a demora da obra. Por que a construção de um projeto demora tanto? Iniciou-se em 2007 e previsão para 2020? 13 Anos para fazer um prédio? Quais as medidas estão sendo tomara para superar a morosidade?
-
De: Antonio Jorge Leitão
Enviada em: sexta-feira, 22 de maio de 2015 12:50
Resposta:
Prezado Paulo de Tarso,
Meu nome é Jorge Leitão, sou diretor da DIENG e gerente do projeto da nossa nova sede, estou de férias mas achei bastante pertinente sua pergunta, além de ser o estreante neste novo canal de divulgação, produto da gestão deste projeto na área de comunicação, que fizemos em conjunto com a informática e a ASCOM.
Este projeto iniciou-se em 2007 mas tivemos problemas com projetos e planilhas orçamentárias e auditorias do TCU, que sugeriu paralisação da obra, que repercutiu em anulação do processo licitatório e também do contrato.
Em licitações seguintes tivemos problemas com empresas que não findaram os respectivos contratos. Esta história você pode ler em maiores detalhes em nossa página logo no primeiro tópico (histórico).
Na gestão do Dr. Cândido, este assunto foi amplamente discutido e com o apoio do Diretor Geral foi decidido que teria que dar tempo à fase de planejamento, revisar todos os projetos para não haver mais problemas com órgãos de controle, bem como em licitações futuras, além de criar a Comissão de Gestão de Projetos, que juntamente com a equipe de engenheiros que fica permanentemente no canteiro de obras, revisaram as necessidades de todo este projeto (no sentido latu sensu) de investimento.
Assim, foi decidido que os projetos elaborados inicialmente pelo escritório do Niemeyer deveriam passar por uma atualização tecnológica e normativa, pelo tempo já bastante delongado de sua elaboração. Esta contratação está em execução e teremos os projetos revisados e atualizados somente em março de 2016. Só ai teremos condições de iniciarmos o processo licitatório para complementar a obra, com previsão para julho/2019. Dentro deste intervalo teremos outra pequenas contratações.
Espero que tenhamos sucesso nesta empreitada, contamos com seu apoio.
Forte abraço
Eng. Jorge Leitão.