Por meio do planejamento e sequenciamento das ações necessárias para a conclusão da obra, a CGP desempenhou o importante papel de alinhar as ações entre as partes envolvidas com a obra, demonstrando a importância da participação de cada uma e selando o comprometimento de cada setor acerca dos prazos para viabilizar o fiel cumprimento do cronograma.
Com a definição de marcos no projeto, a Secretaria de Planejamento Orçamento e Finanças do TRF teve condições de realizar a programação orçamentária e financeira com datas assertivas, tanto para emissão das notas de empenho quanto ao volume monetário necessário para cada exercício financeiro até a finalização da obra. O trabalho cotidiano de verificação dos prazos evita que atrasos ocorram e possibilita mitigar a contento ameaças que possam prejudicar o bom andamento do projeto.
Qualquer desvio da linha do planejamento do caminho crítico do projeto provoca a projeção de cenários por parte da CGP. Esses cenários são analisados pelas Comissões especialmente instituídas para execução da obra, facilitando a tomada de decisões pela Administração para o sucesso na conclusão do projeto. A metodologia de Gestão de Projetos da CGP segue as orientações da SECGE (Secretaria de Gestão Estratégica e Inovação) e adota os conceitos preconizados pela PMI (Project Management Institute), materializados pelas boas práticas descritas no PMBoK (Project Management Body of Knowledge).