Crédito: SistCon O Sistema de Conciliação da Justiça Federal da 1ª Região (SistCon) deu início, no dia 5 de outubro, ao primeiro curso virtual de formação de conciliadores voluntários. A capacitação, que ocorre pelas plataformas Teams e Moodle, tem o intuito de proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que permitam o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à condução de sessão de conciliação.
Gratuito, o curso acontece entre os dias 5 e 23 de outubro e é voltado para os servidores do TRF1, das Seções e Subseções Judiciárias vinculadas à 1ª Região e aos candidatos a conciliadores voluntários.
“Estamos, neste momento, priorizando a realização de cursos de formação de conciliadores voluntários no formato virtual para fazer frente à nova realidade imposta pela pandemia Covid-19”, informou a coordenadora do SistCon, desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas.
“O conciliador tem papel fundamental na pacificação de conflitos sociais. Ele atua como um auxiliar do sistema da Justiça, facilitando o diálogo entre as partes e estimulando a busca por soluções compatíveis com os interesses em pauta”, explicou Raquel Lopes Jorge, secretária-executiva do SistCon.
A desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas ressaltou que o curso foi elaborado levando-se em consideração as diversas normas que incentivam e determinam o empenho de todos os atores do sistema de Justiça na disseminação, consolidação e qualificação dos métodos de solução consensual de conflitos.
Essa capacitação aborda os seguintes tópicos: o panorama, o histórico e o escopo da conciliação; o conciliador; o espectro de processos de resolução de disputas; a cultura de paz e política pública de acesso à justiça; a teoria do conflito; a comunicação; a negociação; a teoria dos jogos; a apresentação à conciliação (conceito, benefícios, distinções e semelhanças entre conciliação e mediação, fases da sessão de conciliação); fases do procedimento (reunião de informações, esclarecimento da lide sociológica, identificação de questões, interesses e sentimentos, resoluções de questões, elaboração do termo da sessão); simulações de declaração de abertura e de sessões completas de conciliação; ferramentas de mediação que podem ser utilizadas na conciliação; abordagens para ultrapassar barreiras à conciliação; competências autocompositivas; código de ética; confidencialidade; conciliabilidade e áreas de utilização da conciliação na Justiça Federal.
O curso tem a tutoria de Grazielle Frota Monte Coelho, diretora do Núcleo Central de Conciliação (Nucon/TRF1) e de Ana Carolina Ramos Jorge, do Centro Judiciário de Conciliação de Minas Gerais (Cejuc/MG). O Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento dos Servidores da 1ª Região (Cedap), por intermédio da Seção de Ações Educacionais Virtuais (Seavi), foi responsável pelo suporte pedagógico às tutoras e pelo apoio técnico aos alunos na plataforma Moodle. A equipe do Cedap também auxiliou na transposição do conteúdo do curso para a modalidade EaD.
Para a coordenadora do SistCon, desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas, “a formação consiste em uma importante ação de cidadania promovida pelo Sistema de Conciliação do TRF 1ª Região, podendo colaborar, ainda, para o incremento das sessões de conciliações virtuais, que já estão sendo realizadas nas Seções e Subseções Judiciárias do nosso TRF1, mesmo no cenário pós-pandemia”, afirmou.
RF.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região