Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

23/09/2019 08:00 - INSTITUCIONAL

Gestores do TRF1 participam de curso sobre comunicação empática e resolução de conflitos

Crédito: Ramon Pereira/Ascom-TRF1INSTITUCIONAL: Gestores do TRF1 participam de curso sobre comunicação empática e resolução de conflitos

Nos dias 19 e 20 de setembro, os gestores do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) participaram do curso “Comunicação Não Violenta”. O objetivo da capacitação foi promover um clima de cooperação, valorização e confiança por meio de diálogos autênticos e empáticos e apresentar formas de condução de conversas e discussões difíceis de maneira construtiva.

Ministrada pelo coach e especialista em Psicologia Rodrigo Lolato, a palestra levou os servidores a refletirem sobre temas como inteligência emocional, sentimentos e sensações, necessidades não atendidas, clareza na comunicação, além de outros assuntos ligados a relações humanas e interpessoais.

Segundo Rodrigo, os conflitos fazem parte do relacionamento humano. A partir do momento em que temos formas diferentes de ver uma situação, inevitavelmente vamos ter algum conflito, seja na vida profissional ou pessoal. Portanto, a ideia era fazer com que os participantes entendessem a comunicação não violenta como um processo que facilita a harmonização entre suas necessidades e as dos outros de maneira empática.

“O que estamos propondo aqui é resolver conflitos de forma empática em vez de fugir ou impor pontos de vista. A chave para ser não violento é conseguir, ao mesmo tempo, respeitar os meus interesses e os da outra pessoa para conseguir uma solução que seja mutuamente satisfatória”, explicou o palestrante.

Para a servidora Luciene Marques, do gabinete do desembargador federal I’talo Mendes, aproveitar as técnicas e ferramentas disponíveis para descobrir as dificuldades de cada um e identificar desejos é essencial, assim como “não projetar no outro aquilo que me falta, gerando menos cobrança no ambiente institucional e avaliar também a nossa melhora e a nossa comunicação”, declarou Luciene.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região


0 visualizações