19/03/18 07:36
A Comissão de Gestão do Projeto da Obra de Construção da Nova Sede do TRF1 reuniu-se, nesta sexta-feira, 16 de março, com o presidente Hilton Queiroz, os membros da Comissão de acompanhamento da obra da nova sede – o desembargador federal Cândido Ribeiro, o vice-presidente I’talo Mendes, e desembargador federal Marcos Augusto de Sousa –, o diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra, o representante da gestão eleita para o próximo biênio, Márcio Lúcio Marques, e membros de unidades ligadas ao projeto de construção da nova sede para apresentar um balanço da execução da obra.
Durante o encontro, foram apresentados os contratos já encerrados, os contratos em andamento e as contratações futuras necessárias para o andamento e a finalização do projeto. O servidor Cláudio Faustino Alves de Castro, integrante da Comissão de Gestão de Projetos, foi o encarregado de apresentar as atividades executadas nos últimos dois anos, que foram:
- Revisão e atualização tecnológica e normativa dos projetos da nova sede;
- Assessoramento da fiscalização da revisão e atualização dos projetos;
- Licitação para contratação dos serviços de execução das estruturas dos blocos B e C e remanescentes (suspensa temporariamente em virtude da falência da empresa responsável);
- Conclusão das novas instalações de trabalho da Divisão de Obras (Divob) no canteiro da obra.
O presidente do Tribunal ressaltou que, apesar das dificuldades e do cenário econômico brasileiro, a Administração tem priorizado a segurança na execução do projeto. “Apesar das dificuldades, a obra não parou. Não está no ritmo ideal, porque o País está sofrendo uma crise econômica e financeira que, apesar de séria, pode ser revertida a qualquer momento, a depender de os agentes econômicos serem devidamente impulsionados e gerarem novamente riquezas para o Brasil. Agora, o que nos tranquiliza é que, a despeito dessas dificuldades, a obra não parou, o que se gastou foi empenhado com seriedade e não há nenhuma restrição, nada que possa macular a nossa obra”, afirmou o magistrado.
Esse é o mesmo pensamento do diretor-geral, Carlos Frederico Maia Bezerra, que destacou os desafios enfrentados na gestão da obra: “Estou otimista com relação ao fato de a obra estar sendo tocada de uma forma segura e transparente. Estamos enfrentando dificuldades, são empresas que vêm a falir, licitações que são frustradas, mas o Tribunal tem o escritório de projetos que acompanha o andamento da obra. Então, isso nos conforta no sentido de que estamos caminhando de forma correta. Nós tivemos, por exemplo, um problema com relação aos projetos referentes à parte que falta da estrutura de dois edifícios, os blocos B e C, com relação à licitação em si, e tivemos que cancelar essa licitação e abrir um processo de sindicância para apurar o que estava acontecendo. Em uma obra desse porte nós já esperávamos que tivesse essa complexidade, mas estamos tocando de forma segura e transparente”.
Todo histórico da construção da nova sede pode ser acompanhado pela página do projeto no portal do TRF1, seguindo o caminho “Transparência” > “Construção da Nova Sede”.
A Comissão – A Comissão de acompanhamento da obra da nova sede é presidida pelo desembargador federal Cândido Ribeiro e composta pelos desembargadores federais I’talo Mendes, Carlos Moreira Alves e Marcos Augusto de Sousa.
O grupo constitui uma equipe multidisciplinar de servidores assim distribuídos:
Divisão de Obras (Divob):
- Frederico Augusto de Almeida S. Vellenich (engenheiro civil e diretor da Divob);
- Maurício Pereira Rubo (engenheiro civil);
- Maurício Pinheiro da Costa Souza (arquiteto e urbanista);
- Mozart Cesar Eccheli (engenheiro eletricista);
- Antonio Jorge Leitão (prestador de serviço).
Comissão de Gestão de Projetos:
- Euzébio Sá Cavaignac Neto (engenheiro mecânico, coordenador da comissão e diretor da Dieng);
- Paloma Leal Coutinho (engenheira civil);
- Claudio Faustino Alves de Castro (analista de sistemas).
Comissão Especial de Licitação:
- Ramiz Flávio da Rocha (presidente);
- Antônio Jorge Leitão (membro);
- Ionice de Paula Ribeiro (membro);
- Edileusa Vidal dos Santos (suplente).