A Comissão de Gestão de Projetos da Obra de Construção da Nova Sede do TRF da 1ª Região se reuniu na última segunda-feira, dia 9, no Espaço Orlando Gomes, para apresentar o relatório atualizado do andamento das obras ao presidente do Tribunal, desembargador federal Cândido Ribeiro, e à Comissão de Desembargadores para auxiliar a Presidência nas atividades de acompanhamento e avaliação da construção da nova sede do Tribunal. A equipe de Gestão de Projetos detalhou as etapas concluídas ao longo de 2014 e as fases previstas para iniciarem em 2015. Entre os serviços concluídos nos últimos meses estão as obras para aplicação da pintura de viga de bordo (fachada) e a instalação de brises e da pele de vidro nos blocos “A” e “D” – os dois primeiros a serem erguidos. Para o bloco “C”, o contrato relativo à instalação dos brises e da pele de vidro foi prorrogado até dezembro de 2015.
Os contratos que estão em vigor dizem respeito à recuperação das estruturas de concreto e à atualização tecnológica e normativa dos projetos complementares.
Já as novas contratações compreenderão o assessoramento no recebimento dos projetos atualizados pelo Escritório Oscar Niemeyer (que deverão ser entregues mediante Termo de Compromisso firmado com o Tribunal). Também serão contratadas empresas para execução da obra das estruturas complementares – blocos “B” e “C” e também empresa para fiscalização da execução da obra. De acordo com a previsão da Comissão de Gestão de Projetos a obra deverá ser entregue em junho de 2019.
A nova sede do Tribunal terá 165 mil m2, distribuídos em quatro blocos e nas áreas externas. O bloco “A”, com nove pavimentos e mais três de subsolo, abrigará a Presidência, a Vice-Presidência, a Corregedoria, os gabinetes dos desembargadores e a biblioteca. No bloco “B”, com dois pavimentos, ficarão o Plenário e o Salão Nobre. O “C”, também com dois pavimentos e um subsolo, receberá as salas de sessões, as turmas e a taquigrafia. E o bloco “D”, com dez andares e três subsolos, abrigará as unidades administrativas, as secretarias e o auditório do Tribunal.
A reunião, realizada no Espaço Orlando Gomes, contou com a participação do presidente, Cândido Ribeiro; dos membros da Comissão de Desembargadores para auxiliar a Presidência nas atividades de acompanhamento e avaliação da construção da nova sede do Tribunal, os desembargadores José Amilcar Machado e Kassio Marques, e de membros da Comissão de Fiscalização Técnica da Comissão de Gestão de Projetos da Obra de Construção da Nova Sede e da Assessoria de Comunicação Social.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região