Membros da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (PLS) visitaram na última quarta-feira, dia 5 de junho, a obra da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) com o objetivo de conhecer os principais pontos do projeto voltados à sustentabilidade. No encontro, o engenheiro Frederico Augusto de Almeida, da Divisão de Obras (Divob) do Tribunal, apresentou o estado geral do empreendimento e as diversas mudanças da obra que dizem respeito à gestão da água, geração de energia elétrica, saneamento, acessibilidade e adequação às legislações vigentes.
Dentre os pontos de destaque da reunião foram abordados assuntos relacionados à construção de usinas fotovoltaicas capazes de produzir energia elétrica a partir da energia solar; ao uso de coletores de água pluvial para captação e utilização eficaz da água da chuva; à utilização de elevadores inteligentes com novas tecnologias para consumir menos energia; à otimização dos equipamentos de ar-condicionado; à automação predial, que proporciona economia e execução de tarefas da rotina de manutenção de prédios com mais conforto e segurança e, ainda, ao replanejamento da iluminação para utilização de lâmpadas de LED, menos agressivas ao meio ambiente.
A revisão e a atualização dos projetos demonstram a preocupação do TRF1 em garantir que a nova sede do órgão seja exemplo de construção sustentável. Para o servidor da Seção de Apoio à Gestão Socioambiental (Seamb), Carlos Alexandre Vigil D’Oliveira, as impressões foram positivas. “Além de todos os aspectos que virão em prol de uma sede que proteja mais o meio ambiente, o novo projeto é fundamentado num amplo estudo de viabilidade econômica”, ressaltou.
Também estiveram presentes na visita os seguintes membros da Comissão Gestora do PLS: a presidente da Comissão, Nilda Aparecida Alves, da Divisão de Comunicação e Expedição Administrativa (Dicad); a supervisora da Seção de Acompanhamento de Resultados Estratégicos (Seres), Rafaela Alvim Possas Bastos; Carlos Roberto de Jesus Domingues, supervisor da Seamb, e a chefe da Assessoria de Comunicação Social, Ivani Morais.
Assessoria de comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1ª Região