Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

18/11/2022 14:53 -

Comissões do TRF1 avaliam evolução dos projetos de construção da obra da nova sede do Tribunal

Na ocasião, o coordenador da Comissão de Gestão da Informação do Projeto de Construção da Sede do Tribunal, Cláudio Faustino de Castro, destacou que se encontram em execução três contratos: os serviços de assessoramento técnico à fiscalização, de revisão e atualização tecnológica e normativa dos projetos de construção e de fornecimento e instalação da “Pele de Vidro”.

Ele anunciou também a entrega dos projetos atualizados do Bloco C, na próxima semana, pela empresa contratada, o que, segundo ele, permitirá dar início à construção da estrutura de concreto do prédio já em 2023. “Se correr tudo bem com o cronograma, a previsão é de ficar pronto em julho de 2024, podendo então ser aplicada a pele de vidro”, explicou Faustino.

Quanto às principais ações adotadas na gestão Amilcar Machado, o coordenador da Comissão de Gestão da Informação do Projeto de Construção da Sede do Tribunal ressaltou a reestruturação das equipes para coordenação da obra, a aquisição de modernos equipamentos de informática e a estruturação dos recursos de telemática para recebimento digital dos projetos atualizados.

Deliberações – Dentre as diversas deliberações, os membros da Comissão de Desembargadores Federais para Acompanhamento da Execução da Obra da nova sede do TRF1 aprovaram as alterações no projeto original do Bloco C, com a criação de túnel para acesso lateral de público às salas de sessões direto pelo estacionamento leste, como também uma rota de acesso privativo dos desembargadores a essas salas.

Outra decisão do grupo foi a de utilização da revisão três da planta do Escritório Niemeyer aprovada pelo Governo do Distrito Federal (GDF) como base para a finalização dos projetos, o que facilitará principalmente as questões de acessibilidade.

Necessidades – Durante a reunião também foi apresentado o Programa de Necessidades do TRF1, elaborado para atender às demandas atuais e futuras do Tribunal. De acordo com o documento, o TRF 1ª Região dispõe atualmente de 38.920 m² de área útil, mas de acordo com o estudo a necessidade da Corte para prestar um bom serviço à sociedade é de 79.961 m², conforme o projeto atual da obra da nova sede.

O projeto já prevê 60 gabinetes para desembargadores, dispostos da seguinte forma: 56 gabinetes no Bloco A e quatro no último andar do Bloco D.

Para as próximas deliberações, consta a proposta de adiar a construção do Bloco B para após a ocupação dos demais Blocos pelo TRF1, o que poderia gerar no momento uma economia de 140 milhões na execução do projeto.

Presenças – Participaram da reunião, conduzida pelo desembargador federal Marcos Augusto de Sousa, presidente da Comissão de Desembargadores Federais para Acompanhamento da Execução da Obra da nova sede do TRF1, os desembargadores federais Cândido Ribeiro e Maria do Carmo Cardoso; o secretário-geral da Presidência, juiz federal Rodrigo de Godoy Mendes; o diretor-geral da Secretaria, Carlos Frederico Maia Bezerra; a diretora da Divisão de Planejamento (Dipla), Nádia Barbosa da Cruz Santana, o diretor da Seção de Auditoria de Folha de Pagamento (Sefop), João Batista Corrêa da Costa; e os membros da Coordenação de Obras de Construção da Sede do Tribunal, Mozart César Eccheli, Pedro Paulo Lima Vilarinho, Gabriel Polanzzo Ribeiro Del Duca e Janine Coutinho Canuto.

Portal da Transparência – Para saber mais sobre a construção da Nova Sede do TRF1, basta acessar o Portal da Transparência da Corte, selecionar a opção “Administrativo” e em seguida “Construção da Nova Sede”. Lá você encontra informações como Histórico, Gestão de Projetos, Obra hoje, Linha do Tempo, Notícias, Fotos, Vídeos e Contatos. Ainda no Portal, o cidadão pode agendar uma visita guiada pela obra.

Outra maneira de buscar informações sobre a obra da Nova Sede é por meio da Assistente Virtual Lucy, disponível no Portal do TRF1. O bot de conversa possibilita respostas rápidas às perguntas mais frequentes sobre a obra. Para acessar a Lucy, clique no ícone disponibilizado no Menu de Serviços localizado à direita no Porta do TRF1. A Assistente Virtual Lucy é a primeira opção do menu.

Uma vez na página da Lucy, selecione a opção “Obra de Construção da Nova Sede do TRF da 1ª Região”. Ao clicar nesta opção, você será direcionado para o chat virtual de atendimento e a partir daí é só seguir as instruções da assistente virtual.

LC/IM

Assessoria de Comunicação Social

Tribunal Regional Federal da 1ª Região


79 visualizações