Na última sexta-feira, dia 12, o presidente Cândido Ribeiro, acompanhado do presidente da Comissão de Desembargadores Federais para Acompanhamento da Execução da Obra do TRF1, desembargador federal Olindo Menezes, do diretor-geral, Carlos Frederico Maia, do secretário-geral, Deyr Gomes Júnior, e da secretária de Administração, Maria Cristina Turnes, realizou visita de acompanhamento à obra de construção da nova sede do TRF da 1.ª Região. O grupo foi recebido pela equipe de engenheiros da Divisão de Obras (Divob).
Segundo o diretor da Divob Frederico Vellenich, o tribunal recebeu os projetos dos blocos B e C do Escritório Oscar Neimeyer, até então pendentes. Outra novidade é a conclusão de alguns serviços emergenciais. “Após o abandono da obra por parte da construtora, verificamos a necessidade de alguns reparos emergenciais, dentre os quais a finalização de alguns elementos de concreto que apresentavam aço exposto ao tempo, bem como a instalação do sistema de águas pluviais, para a condução apropriada da água da chuva de modo a não mais afetarem as fundações da garagem. Ambos já foram finalizados”, ressalta Vellenich.
O andamento da obra, conforme informou, está de acordo com o cronograma estabelecido pela Administração do Tribunal até o fim deste ano. “Até o término do atual contrato, em 31/12/2014, deve ser concluída a instalação das esquadrias. Isso vai permitir que o prédio fique protegido dos ventos, chuvas e outras variações climáticas”, explica.
Atualização – A Administração do Tribunal, desde que assumiu, corre contra o tempo para contratar, ainda este ano, empresa especializada para a atualização dos projetos para que seja possível licitar e contratar os serviços necessários para o término da obra. “A atualização dos projetos é necessária porque de 2007, ano que os projetos originais foram elaborados, para cá, houve evolução tecnológica que precisa ser contemplada. Além disso, diversas normas técnicas foram modificadas o que denota a necessidade de alteração do projeto inicial”, esclarece Vellenich.
Grupo de Projetos – Em maio deste ano, a Administração do tribunal criou, por orientação do diretor-geral, Carlos Frederico Maia, a Comissão de Gestão do Projeto de Construção da Sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para acompanhar o processo de implantação da nova sede, realizar o gerenciamento de riscos, evitar aumento de custos e atrasos e monitorar todas as etapas do projeto com o intuito de racionalizar o trabalho.
Esta comissão, formada pelo diretor da Dieng, Jorge Leitão; pela engenheira da Seção de Obras Civis da Dieng, Paloma Leal Coutinho Boros; pelo arquiteto Mauricio Pinheiro da Costa Souza, da Seção de Projetos e Acompanhamento de Obras (Sepob); e por Cláudio Faustino Alves de Castro, analista de sistemas da Divisão de Desenvolvimento Institucional (Diden), é responsável pelo acompanhamento de todas as questões referentes a prazos, escopo, recursos humanos e comunicação.
JC
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região