Your browser does not support JavaScript!
modal 1 2 3

Notícias

09/04/2012 14:57 -

Marco inicial da obra da nova sede do Tribunal recebe novos documentos

No dia 3 de abril, o TRF da 1.ª Região realizou solenidade de inserção de documentos no marco inicial da obra da nova sede do Tribunal, que abriga a urna chamada “Cápsula do Tempo”.

O monumento foi inaugurado, em fevereiro de 2008, pela então presidente do Tribunal, desembargadora federal Assusete Magalhães. Naquela ocasião, foram guardados os primeiros documentos referentes à construção da nova sede do TRF, entre eles projetos executivos de arquitetura, vídeos, objetos e o jornal local do dia.

O presidente do TRF, desembargador federal Olindo Menezes, em seu discurso, falou da recuperação do marco inicial. “Quando a obra foi iniciada, este marco foi posto. Houve um desencontro no caminho, e o marco foi abandonado. O material que nele fora colocado estragou por causa desse inconveniente. Recuperamos os documentos e, hoje, estamos recolocando mais material relativo à retomada da obra”, afirmou o magistrado.

Esclareceu o presidente Olindo Menezes sobre a finalidade do monumento: “Vamos recolocar o material para que a memória da obra deste tribunal fique preservada para as futuras gerações”; e explicou, ainda em discurso, que é ele composto por dois marcos: o da construção – que definiu o início das obras – e o da inauguração – que será lançado para comemorar a conclusão das obras e o início do funcionamento das novas instalações, previstos para dezembro de 2015.

Em seguida, o presidente, juntamente com o corregedor regional da Justiça Federal da 1.ª Região e presidente da Comissão de Obras, desembargador federal Cândido Ribeiro, com a desembargadora federal Assusete Magalhães, e com o diretor-geral do TRF, Felipe Jacinto, procederam à inserção do material na Cápsula do Tempo. Foram guardados os documentos inseridos em 2008 – que passaram por higienização – e outros que atualizam a história da construção da nova sede, como a publicação Primeira Região em Revista – Edição Especial Nova Sede e arquivos digitais de notícias sobre a obra publicadas no sítio do Tribunal.

O monumento será lacrado apenas após a inclusão dos documentos relativos à inauguração da nova sede. A reabertura da urna ocorrerá na solenidade comemorativa dos trinta anos de inauguração das novas instalações do TRF da 1.ª Região, e o acervo será transferido para o memorial do órgão.

A solenidade contou também com a presença dos juízes federais José Alexandre Franco – em auxílio à Presidência –, Saulo Casali e Lino Osvaldo Serra Sousa Segundo – em auxílio à Corregedoria Regional –, do diretor da Secretaria de Administração (Secad), Ruiter Roberto Ramos, do diretor da Divisão de Engenharia e Manutenção (Dieng), Murito Brito, além de diretores de secretarias do Tribunal e de servidores.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal Regional Federal da 1.ª Região  


127 visualizações